Contudo, não fica mal examinar agora alguns casos mais simples
O dos têxteis, por exemplo, tem certo interesse.
O distrito mais favorecido é o de Castelo Branco (Covilhã), com preço unitário máximo que não atinge $40. Nos de Portalegre e da Guarda (também lanifícios) são um pouco mais altos os preços, que são ainda maiores nos distritos do Porto e de Braga (algodões).
Os números revelam um paradoxo digno de nota. Os preços mais altos de energia, de um modo geral - pelo menos os números apurados assim o dizem-, são os do distrito de Lisboa, onde as médias máximas vão para além de 1$ e as mínimas quase sempre dele se aproximam. Pois está a dar-se neste distrito uma concentração industrial, que, certamente em muitas indústrias, não conduz ao melhor custo.
Foram examinados preços normais, e, em muitos casos, para indústrias similares, em outros países -sobretudo nos que podem concorrer com produtos nacionais e em todos eles se notam apreciáveis vantagens sobre o preço nacional. Preço alto de energia não leva a produtividade: impede quase sempre maior uso de força motriz, que é uma característica da produtividade.
Há-de haver certamente meio de reduzir os custos de energia para as indústrias. Sem essa redução não parece possível uma melhoria apreciável nos consumos industriais em condições de aperfeiçoar a_ economia de algumas actividades que poderiam ter influência na vida nacional.
Não se entra nesta análise no custo da energia para usos domésticos, nem na conveniência de estudar a questão com o objectivo de estabelecer um justo equilíbrio entre as imposições do capital necessário para a promoção de novas fontes de energia e as exigências da indústria. Reconhece-se ser complexo o problema, que ainda é agravado agora pêlos recentes progressos da energia nuclear comentados noutro lugar deste parecer.
No entanto é indispensável um estudo pormenorizado e inteligente de todo o problema.
3 739
176. Na Intendência-Geral dos Abastecimentos a despesa foi de 18 804 contos, assim repartidos:
18 804
Despesas extraordinárias
Não é possível relacioná-la com a dos anos anteriores à legislação promulgada, que teve expressão nas contas pela primeira vez em 1951. Com efeito, a extinção das Direcções-Gerais de Caminhos de Ferro e de Viação, transformadas na de Transportes Terrestres, e a remodelação nos fundos produziram alterações substanciais nas receitas e, consequentemente, nas despesas deste Ministério, algumas das quais se mencionarão adiante.
No quadro da página seguinte indicam-se essas despesas.