Fundos levantados pelo fundo Especial de Transportes terrestres...150 221
Houve o aumento de 25 123 contos em relação a 1952, que teve lugar na Direcção-Geral de Transportes Terrestres.
Outras dependências do Ministério também sofreram alterações na despesa, algumas substanciais, como, por exemplo, o porto de Leixões e a Aeronáutica Civil.
No primeiro caso adiante se verificarão as causas, que, em última análise, provieram de menor número de obras e na inscrição em despesas extraordinárias de verbas avultadas.
Na rubrica de material o que pesa mais são as despesas de semoventes, no total de 1400 contos.
Esta Direcção-Geral tabela em circunstâncias difíceis, dada a grande quantidade de serviços a seu cargo e a soía extrema variedade. Compreende hoje todos os serviços relacionados com os transportes, e na medida em que se aperfeiçoam os transportes por estrada os serviços tornam-se mais complexos.
Receitas
Já se analisaram sucintamente, em pareceres anteriores, as principais disposições que regulam a actual posição do Fundo Especial de: Transportes Terrestres que englobou o antigo Fundo Especial de Caminhos de Ferro.
As receitas liquidadas para crédito do Fundo em 1951 totalizaram 213 572 contos, mas as cobradas arredondaram-se em 79 793. Neste ano as despesas efectivas foram de 209 117 contos.
Em 1952 a receita atingiu 232 925 contos, dos quais 166 006 de imposto ferroviário, estando nesta parcela incluídas as liquidações do imposto levadas a efeito de Março de 1949 a Julho de 1901. Contudo, houve necessidade de estornar para 1951 importâncias, no total de 111 454 contos, destinadas a coberturas de despesas do ano anterior.
Em 1952 as despesas foram de 82 074 contos.
Finalmente, em 1953, as receitas subiram a 150 23G contos, assim discriminadas:
Contos
Imposto de compensação ....... 34 215
150 236