É a venda de selos que ampara a vida dos OTT. Está a aumentar, como é natural, e atingiu perto de 310 000 contos em 1953.

As outras rubricas têm menor importância. Apenas as avenças postais e os vales do correio mostram algum significado, como se verifica a seguir:

O ano passado publicou-se um mapa bastante curioso e elucidativo sobre a evolução da venda de valores postais, incluindo selos e bilhetes-postais.

Repete-se este ano, com os números actualizados:

Nota-se a subida de 1952 para 1953. Também se reconhece melhoria de outras rubricas, como máquinas de franquiar, avenças, etc. A seguir aos serviços postais, são os telefones que concorrem para o conjunto com maiores receitas. Nas três subdirecções - serviço nacional, internacional e redes particulares - é a primeira que oferece a quase totalidade da receita, como se nota adiante:

O progresso teve lugar no serviço nacional da rede do Estado, visto ter diminuído o tráfego internacional e ser de pequena importância o aumento nas redes particulares - menos de 1000 contos.

O progresso no serviço interno não foi tão grande como o do ano anterior, embora se aproxime. Poderá prever-se saturação num período curto? A influência da situação económica do Pais tem bastante importância nos GTT e dentro deles os serviços telefónicos são muito afectados por crises económicas.

No quadro que segue dá-se a evolução dos postos telefónicos do Estado e de particulares: Uma pouco mais de 11 por cento da receita provém da telegrafia nacional e internacional. Em relação a 1952 deu-se uma diminuição de cerca de 1300 contos. A maior parte desta receita provém da telegrafia internacional, incluindo a radiotelegrafia. Em 1953 as duas concorreram com as verbas seguintes:

O regresso é acentuado na telegrafia nacional.

Receitai totais Para se ter ideia do conjunto o das percentagens correspondentes a cada grupo, dá-se a seguir um mapa que discrimina as receitas e mostra o peso acentuado os serviços postais:

E ainda a telefonia que assinala maior progresso em percentagens de aumento. Os serviços postais mantêm as dos anos anteriores com dificuldade.

Mas o retrocesso na telegrafia nacional e internacional continua. Há duas rubricas que idênticas no conjunto das despesas. Crescem todos os anos com o desenvolvimento do total. São as relativas a pessoal e diversos encargos, como se nota no quadro da página seguinte.