Vêm a seguir os acordos com as companhias ferroviárias e de navegação, com 9455 contos. A condução de malas custa 9276 contos.
No resto só tem relevância o que se refere aos direitos de trânsito internacional.
No quadro seguinte indicam-se as despesas de comunicações:
O aumento de 8660 contos no correio aéreo não se refere apenas ao ano de 1953. Parece ter resultado do atraso na cobrança de contas de diversos países, mas em todo o caso parte desse aumento é devido ao desenvolvimento desse correio.
Parece haver lugar para melhor remuneração dos condutores de malas nas zonas rurais.
A verba relativa a transportes postais foi transferida para o capítulo relativo a material, como aliás era lógico, visto tratar-se de aproveitamento e conservação de material (semoventes).
Outros encargos
Englobando na rubrica "Pagamento da serviços" só "Participação em receitas" "Encarregados de estações e postos":
Nos 127 792 contos inscritos sob a rubrica c Administração", no quadro acima, incluem-se essencialmente encargos financeiros e pensões.
Nota-se o progresso crescente dos juros e amortizações dos empréstimos contraídos pêlos GTT. As anuidades atingiram 66 057 contos em 1953. Ver-se-á adiante do que se trata.
A renda ao Estado manteve-se em 3000 contos e o fundo de reserva excedeu importância idêntica à do ano anterior.
Exploração
Já em pareceres anteriores se fez referência a anomalia que deriva de serem levadas a e Diversos as despesas feitas com as quantias reembolsadas aos diversos