Ao comparar 1953 e 1938 e anos anteriores à guerra, verifica-se o aumento de 47 830 contos. Esse aumento foi, pois. do 227 por cento, o que é inferior à maior parte dos departamentos públicos. A diferença para mais deu-se, sobretudo, no pessoal, que teve o coeficiente de 330 por cento. Não tem significado o pequeno aumento em pessoal entre os anos de 1952 e 1953, o qual somou 1287 contos.

Um exame mais pormenorizado daria ideia do acréscimo que deve encontrar-se em alterações nos quadros. A verba de material diminuiu para 15 048 contos, ou cerca de 600 contos menos do que em 1952. A redução deu-se, sobretudo, no consumo de combustíveis e compensou outras maiores valias.

Os números principais são os seguintes:

(ver tabela na imagem) O total da rubrica «Pagamento de serviços e diversos encargos» atingiu 32 486 contos, distribuído por vários fins, entre os quais os relacionados com o tráfego são os mais importantes. O ligeiro aumento na despesa deste capítulo repartiu-se por várias aplicações, como se nota nos números que se publicam a seguir:

(ver tabela na imagem)

As possibilidades do Fundo de Melhoramentos começaram a diminuir depois de 1951. Foi possível utilizar 12 800 contos desse Fundo naquele ano, mas em 1952 e 1U53 as verbas reduziram-se para cerca de 5000 em cada ano. Os encargos de empréstimos mantêm-se nos 4 050 contos, entregues ao Tesouro. A conta de empréstimos sofreu algumas modificações importantes, arredondando-se em 245 697 contos em 31 de Dezembro de 1953. Fizeram-se amortizações no empréstimo do Fundo de Seguros e no relativo às obras da 3.ª secção e Aeroporto Marítimo de Lisboa e foi aumentada a conta das obras do plano de melhoramentos por cerca de 6000. Guino esclarecimento às coutas do exercício do 1U53, podem dar-se algumas informações relativas à actividade do porto neste ano e compará-las com as dos anos anteriores.

Movimentação marítima nos três últimos anos:

(ver tabela na imagem)

Nota-se, assim, progresso, tanto no número de navios filtrados como na tonelagem bruta, que atingiu em 1953 mais l 676 000 t do que cm 1951, o que tem na verdade interesse:

(ver tabela na imagem)

Também houve progresso em relação a 1951, mas tanto na carga total como na carga marítima deu-se apreciável recuo relativamente a 1952.

No comércio especial de importações e exportações 1953 tem valores inferiores, tanto em tonelagem como em valor:

(ver tabela na imagem)

A baixa foi apreciável. Contudo, se forem comparados estes números com os relativos à importação total por consumo e exportação, considerando o conjunto do País, verifica-se a grande importância do porto de Lisboa.

Finalmente, indica-se também o movimento de passageiros através da navegação fluvial entre as margens do rio dentro da área do porto:

(ver tabela na imagem) Durante o ano de 1953 o Ministério das Obras Públicas construiu para o porto de Lisboa obras avaliadas em 2356 contos.