A primeira nota que se extrai dos números de explorações agrícolas, em relação ao número de famílias é a discrepância entre umas e outras.

Enquanto no Alentejo o número de famílias agrícolas era superior ao número de explorações, dá-se o inverso nos dados relativos às províncias agora consideradas.

Parece assim deduzir-se que uma família agrícola pode ter a seu cargo mais de uma exploração agrícola.

Considerando o conjunto dos elementos colhidos, verifica-se em quase todos os distritos que o quantitativo de empresas familiares imperfeitas é grande - quer dizer, é pequeno o rendimento da exploração e há necessidade de o seu chefe ou os seus dependentes trabalharem fora da exploração para resolver os .problemas domésticos da subsistência da família.

Empresa familiar perfeita Na Beira Litoral, em Aveiro por exemplo, há mais de metade das explorações em que os membros da família não trabalham para terceiros. Considerando também as empresas patronais, o número atinge mais de 32 000 explorações, num total de 62 138.

E é de notar também que a maioria das explorações é de conta própria.

Não se podem fazer comparações com o número de famílias agrícolas - os elementos sobre estas referem-se a 1950.

No distrito de Coimbra, com 75 665 explorações, já outro tanto não acontece, porque existem 42 855 explorações familiares imperfeitas. É, por isso, maior o número de assalariados. Mas deve notar-se neste distrito que a couta própria sobreleva outras formas de exploração agrícola.

Também em Coimbra se verifica ser o número de famílias (censo de 1950) inferior ao número de explorações agrícolas.

Neste distrito prevalece, como se verificou, a exploração agrícola por conta própria na maior parte dos concelhos. No caso das explorações familiares imperfeitas, no total de 42 855, a percentagem das explorações por conta própria é muito grande. Ainda há a acrescentar que, sendo de 10 503 as explorações mistas neste caso, ainda a maior parte delas inclui conta própria.

No quadro seguinte dão-se os elementos relativos ú Beira Litoral:

Explorações agrícolas segundo a forma de exploração e o tipo de empresa Há perto de 130 000 explorações na Beira Alta, e a maior parte são no distrito de Viseu, como se notará nos números publicados adiante.

Neste distrito cerca de metade das explorações -familiares perfeitas e patronais- produzem o suficiente para a manutenção da família. E nestas a conta própria atinge uma percentagem muito alta.

E no tipo da empresa familiar imperfeita, onde os membros a cargo da exploração têm de procurar meios de subsistência com trabalho para terceiros, que se encontra maior número de explorações sob a forma de arrendamento ou subarrendamento (9480). Mas prevalece neste aspecto a forma mista - a de conta própria e arrendamento.

Em Viseu é grande o número de assalariados, como se mostra pelo grande número de empresas de tipo familiar imperfeitas.

Na Guarda o tipo de exploração que prevalece é o de empresa familiar perfeita com 22 283. A maior parte delas são de conta própria. Neste distrito o número de empresas familiares imperfeitas é inferior ao das perfeitas, o que é interessante no ponto de vista social. E se forem incluídas as patronais, o facto ressalta ainda com maior nitidez.