também têm de angariar meios de rida em explorações alheias. No entanto é digno de relevo o número de explorações de conta própria no caso deste tipo de empresa familiar. No distrito do Porto, onde há 63 972 explorações agrícolas, mais de 50 por cento são do tipo imperfeito e, destas, menos de metade de conta própria.

Aqui, como se notou acima, a renda ou subarrendamento tem bastante importância. No caso da empresa familiar perfeita, que apenas conta 14 876 explorações, ou menos de um quarto do total, as explorações de conta própria são poucas - menos de metade. E de interesse notar que o número de explorações agrícolas neste caso, sob a forma de arrendamento ou subarrendamento, é quase idêntico ao de conta própria.

Também no distrito do Porto se pode assinalar que o número de empresas patronais se avizinha do número de empresas familiares perfeitas, o que não é normal.

Mas somadas, ainda o total é inferior ao número de empresas familiares imperfeitas que procuram no arrendamento meio de suprir as deficiências dos salários.

No quadro seguinte indicam-se as principais características:

Estremadura O distrito de Lisboa, que, como se notou, tem percentagem inferior a 50 de explorações por conta própria, também tem menos de metade do número de empresas familiares perfeitas. Se se juntarem a estas as empresas patronais, no total de 9893, ainda o conjunto é inferior a 50 por cento do total das explorações.

O arrendamento tem importância, tanto no caso de empresas de tipo familiar perfeito como imperfeito, atingindo nestas últimas 7730 explorações, num total de 22 651.

Um dos concelhos deste distrito onde se faz notar certo equilíbrio no tipo de empresa é o da Lourinhã. Com efeito, existem nele 4094 explorações.

Constituem empresas familiares perfeitas 1423, patronais 1311 e imperfeitas 1360. Neste concelho a forma de exploração que prevalece é a mista, de conta própria e renda ou subarrendamento.

Em Mafra também se dão condições quase idênticas, embora seja maior o número de empresas familiares imperfeitas.

No distrito de Setúbal, que compreende apenas parte dos concelhos situados na Estremadura, como se explicou, as condições neste aspecto não são boas.

Com efeito, muito mais de metade do número de explorações é do tipo familiar não perfeito e, nestas, prevalece a1 fornia de exploração de renda ou subarrendamento.

Também é de notar que o número de empresas patronais é maior do que o das familiares perfeitas.

Em quase todos os concelhos se verifica o facto, mas ele acentua-se no do Montijo, onde há apenas 293 empresas familiares perfeitas e 1410 imperfeitas.

No quadro da página seguinte dão-se as condições do distrito de Setúbal.