Para cada filho

Para adulto do sexo feminino

A conta feita dou quantia aproximada de 70 por cento da relativa ao homem, ou seja 668$50.

O Sr. Santos Carreto: - Sr. Presidenta: requeira a generalização do debate.

O Sr. Presidente: - Concedo a generalizarão do debate.

O Sr. Santos Carreto: - Sr. Presidente: o problema, sobre o qual o nosso ilustre colega Sr. Prof. Doutor Almeida Garrett, com impressionante viveza, acaba de efectivar oportuno aviso prévio é um dos problemas que mais profundamente interessam à vida do homem e a vida da Nação. E se a ninguém é lícito manter, perante ele, cómoda indiferença, muito menos o seria, ao homem da Igreja, consciente das graves responsabilidades que o sagrado ministério imperiosamente lhe atribui.

É, pois, em obediência a irrecusável imperativo da consciência sacerdotal e também ao mandato que a Nação me conferiu que ouso subir a esta tribuna para intervir em tão sério debate, não me animando outro empenho que não seja o de que a minha pobre e humilde voz se torne eco fiel da mesma voz da Igreja, a cujo serviço decididamente consagrei a minha vida toda.

Decerto que, ao agitar problema desta natureza, haverá que fazer graves afirmações, apelos instantes, sérias considerações sobre as duras realidades que a hora presente nos oferece, sobre injustiças que ainda se verificam e que importa remediar com urgente decisão.

Tudo isto com olhos e coração postos ùnicamente no sagrado interesse da Pátria e sempre preocupados em dar ao Governo da Nação a dedicada e eficiente colaboração que o mandato gravemente nos impõe e a que não podemos furtar-nos por motivos de qualquer natureza.

Surgirão, certamente, Sr. Presidente, de determinados sectores de desorientação político-social, estranhas e arrevesadas interpretações do que nesta Câmara se afirma, e, consequentemente, antipatriótica e condenável exploração política, contra a qual não podemos deixar de protestar decidida da nossa própria dignidade e criminosamente contrária aos melhores interesses da Nação.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Absolutamente perfeita a obra magnífica de renovação que o Estado

Vem realizando de há mais de vinte e cinco anos a esta parte?