Vedações, mesmo que sejam de sebe e como divisória de propriedades;

d) Plantações de árvores e arbustos;

e) Depósitos permanentes ou temporários de materiais explosivos ou perigosos que possam prejudicar a segurança da organização ou instalação.

§ 1.º As referidas servidões também implicam, para qualquer pessoa, a proibição de executar, sem licença a autoridade militar competente: Trabalhos de levantamento fotográfico, topográfico ou hidrográfico;

c) Outros trabalhos ou actividades que possam inequivocamente prejudicar a segurança da organização nu instalação ou a execução das missões que competem às forças armadas.

§ 2.° A proibição exarada neste artigo não abrange as obras de conservação de edificações.

As servidões particulares compreendem a proibição de executar, sem licença das autoridades militares competentes, aqueles dos trabalhos e actividades previstos no artigo anterior que forem especificados no decreto respectivo, em harmonia com as exigências próprias da organização ou instalação considerada.

§ único. Sempre que não se fizer essa especificarão, a servidão considera-se geral.

A área sujeita a servidão deve ser perfeitamente definida.

§ 1.º A largura dessa área é de 1 km na servidão geral, se outra não for indicada no decreto que constituir a mesma servidão ou em decreto posterior, e será a que constar do decreto respectivo na servidão particular.

§ 2.º Num caso e noutro a referida largura determina-se, em toda a extensão, a partir do perímetro da área ocupada pela organização ou instalação considerada, e não pode exceder 3 km.

§ 3.º Quanto às infra-estruturas aeronáuticas, militares ou civis, e as correspondentes instalações de rádio comunicações eléctricas ou electrónicas, a zona de servidão poderá abranger, em qualquer dos casos, e no máximo, a área delimitada por um círculo de raio de [...] km, a partir do ponto central que as define, prolongada, em relação aos aeródromos, por uma faixa até 10 km de comprimento e 2,5 km de largura, na direcção das entradas ou saídas das pistas.

Servidões afectas à preparação ou manutenção das forças armadas

Denominam-se zonas de segurança as zonas confinantes com organizações ou instalações afectas à preparação ou manutenção das turvas armadas, nomeadamente em períodos de manobras ou de concentração, e onde forem constituídas servidões, nos termos dos artigos 1.° e 6.° alínea b).

As servidões respeitantes a anuas do segurança compreendem a proibição de executar nessas zonas, sem licença das autoridades militares competentes, os trabalhos ou actividades que forem especificados no respectivo decreto e que poderão ser todos ou alguns dos seguintes:

a) Movimento ou permanência de peões, semoventes e veículos nas áreas terrestres e movimento ou permanência de embarcações ou lançamento de redes ou outro equipamento nas áreas fluviais e marítimas, nas condições e durante os períodos de tempo considerados necessários;

b) Depósitos permanentes ou temporários de materiais explosivos em inflamáveis;

c) Trabalhos e actividades previstos nas alíneas a) e b) do artigo 9.º e no seu § 1.°;

d) Outros que possam inequivocamente prejudicar a segurança das pessoas ou bens na zona confinante.

Ë aplicável a estas servidões o disposto no § 2.° rio artigo 9.°, no artigo 11.°, no seu § 1.º, segunda parte, e no seu 2.º

Outras servidões militares e outras restrições de interesse militar ao direito de propriedade

As servidões em zonas confinantes com organizações ou instalações não militares do interesse para a defesa nacional, como refinarias, depósitos de combustíveis, fábricas de armamento, pólvoras e explosivos, estabelecimentos industriais privados destinados a fins militares, estão sujeitas ao regime constante do capítulo III.

O direito de propriedade pode ainda, se se tornar imperiosamente necessário, sofrer restrições transitórias em zonas não continantas com organizações ou instalações militares ou de interesse para a defesa nacional, mas integradas nos planos de operações militares, desde que o Conselho Superior da Defesa Nacional, para cada caso, assim, o delibere.

§ único. O Conselho Superior da Defesa Nacional especificará os trabalhos ou actividades proibidas, de entre os previstos nos artigos 9.º e 13.°, a área e delimitação da zona sujeita às restrições e a duração destas.

Efeitos das servidões militares

Em caso de guerra ou na iminência dela e se se tornar imperiosamente necessário, os proprietários autorizados condicionalmente a efectuar trabalhos abrangidos pelas disposições sobre servidões militares ficam obrigados a demoli-los ou destruí-los, restituindo as respectivas zonas ao aspecto que tinham à data da autorização, uma vez que assim lhes seja determinado pelas autoridades militares competentes, dentro do prazo por elas marcado a sem direito a qualquer indemnização.

§ único. Este ónus de demolição, compreendido na servidão militar, está sujeito a registo predial.

Também em caso de guerra ou na iminência dela, e se se tornar imperiosamente necessário, os proprietários ou usufrutuários ficam obrigados a demolir ou destruir as construções, culturas, arborizações ou outros trabalhos já existentes nas zonas sujeitas a servidões