já desse mostras de certo abatimento. É, pois, uma alta figura de prelado e de homem que se afasta para o Além. Como Deputado e Deputado por Évora, como amigo pessoal que me honro de ter sido, em homenagem dolorosa a quem me honrou também com a sua demonstrada amizade, e acima de tudo como português que deplora a perda de um grande português, curvo-me reverentemente perante a sua saudosa memória,.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: -Não peço a Deus que o receba em graça, porque Deus, a suma justiça, receberá certamente o justo em sua divina presença.

Disse:

Vozes: - Muito bem, muito bem !

O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. Rebelo de Sousa: - Sr. Presidente: subo a esta tribuna dominado ainda pela comoção sentida com a noticia que me chegou, na manhã de hoje. da morte do grande bispo e grande português que foi o Sr. D. Manuel Mendes da Conceição Santos.

Já o nosso ilustre colega Bartolomeu Gromicho deu à Câmara a medida exacta desta perda que, respeitando especialmente à Igreja e à arquidiocese de Évora, pelas excelsas virtudes de S. Ex.a Reverendíssima e pelo lugar de extraordinário relevo que ocupou na vida portuguesa, tem verdadeira expressão nacional.

Destacada figura do nosso venerando episcopado, o Sr. D. Manuel Mendes da Conceição Santos há cerca de trinta e cinco anãs dirigia, com superior visão e cercado pelo respeito e consideração gerais, a arquidiocese de Évora, depois de ama carreira verdadeiramente fulgurante, iniciada no Seminário de Santarém e no Ateneu de Santo Apolinário, em Roma.

Professor de Teologia, Direito Canónico e Latim no Seminário de Santarém e professor de Alemão e Inglês no Liceu da mesma cidade, veio a ser vice-reitor do Seminário da Guarda e cónego em 1909.

Eleito seis anos depois bispo de Portalegre, foi em seguida, coadjutor e sucessor do arcebispo de Évora D. Augusto Eduardo Nunes.

O governo da sua arquidiocese rica assinalado por uma obra intensa de renovação espiritual, em que sobressaem o peculiar interesse que dedicou ao seminário, com a criação do Seminário de S. José, em Vila Viçosa, e a restauração do Seminário Conciliar de Évora, e os grandes momentos de exaltação religiosa que culminaram no II Congresso Mariano Nacional.

Vozes: - Muito bem!

O Orador:-Jornalista de excepcional mérito, escritor notabilíssimo, orador sagrado que o País admirava, deixou nos seus escritos, nas exortações, nos sermões - como os celebrados sermões quaresma is da Sé metropolitana -, nus pastorais, a marca inconfundível da sua lúcida inteligência, da sua rara cultura, do seu extraordinário carácter.

Vozes: - Muito bem!

O Orador:-Trabalhador infatigável, ainda agora, apesar da sua provecta idade, assistíamos a uma actividade, que a nada se poupava, no serviço devotado do seu apostolado, para além dos limites das suas forças alquebradas.

E por toda a parte, na boa terra alentejana, repartia a sua palavra esclarecida, o seu sorriso aberto, a sua bondade irradiante, a sua caridade generosíssima, dirigindo-se sobretudo aos humildes, cujos problemas angustiantes tão bem conhecia e por cuja sorte tanto sofreu.

Vozes : - Muito bem !

O Orador : - Porventura será mesmo esse o traço marcante da sua personalidade, aquele que mais se vincou na alma do povo - essa bondade enorme que a todos ganhava e com quo se dignou distinguir-me tanta vez.

Sr. Presidente: inclino-me, respeitosa e comovidamente, ante a memória do venerando prelado e insigne português, acompanhando os sentimentos da Igreja e da arquidiocese de Évora, seguro de que eles coincidem com os sentimentos desta Câmara.

Vozes : - Muito bem, muito bem !

O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. Presidente: - Julgo corresponder aos sentimentos da Câmara mandando que no Diário das Sessões seja exarado um voto de profundo pesar pelo falecimento do Sr. Arcebispo de Évora.

Vozes : - Muito bem, muito bem ! O Sr. Presidente: - Vai passar-se à

O Sr. Presidente: - Continua em discussão o aviso prévio do Sr. Deputado Almeida Garrett sobre a protecção à família.

Tem a palavra, a Sr.ª Deputada D). Maria Leonor Correia Botelho.

A Sr.ª D). Maria Leonor Correia Botelho: - Sr.- Presidente: é natural que não suja surpresa a minha intervenção neste aviso prévio, tão oportunamente trazido a debate pelo Sr. Deputado Almeida Garrett. quo devotadamente se tem dedicado no estudo dos problemas atinentes à família.

Não terei eu, e não tenho com certeza, dado ao assunto como S. Ex.ª a atenção (pie ele merece, mas tenho procurado dar o melhor que posso e sei e o melhor da minha vida aos problemas da família e das famílias mais pobres desta terra. Não parecera então estranho que eu deixe também aqui uni testemunho do meu interesse e o meu modesto contributo para a solução dos problemas da assistência à, família portuguesa.

Vozes : - Muito bem !

A Oradora: - E só do que diz respeito à assistência, me ocuparei: os problemas são tão vastos, mesmo considerados sob este aspecto, que checariam para. preencher muitas sessões desta Assembleia.

Pouco acrescentarei ao que já foi dito com tão perfeito conhecimento dos problemas; lembrarei apenas as urgências a que tem de acudir-se e as necessidades que vêm agravando-se por insuficiência e morosidade nas soluções. Só faltar com o que se deve é pecado demorar em assistência é pecar duas vexes.

Vozes: - Muito bem!

A Oradora: - Encontramo-nos em Portugal (e um pouco no Mundo) numa situarão singular pelo que respeita à família e seus problemas.