Governo, de cobertura dos aumentos previstos; por fim, fará, em síntese, a comparação entre as sugestões iniciais da Câmara e a revisão agora proposta e aproveitará a oportunidade para, retomando as suas recomendações de 1952, sugerir a vantagem de ser considerada pelo Governo, na medida em que as possibilidades de investimento excedam as necessidades do Plano, mais rápida e eficiente solução para dois problemas que são também chave do progresso económico e social do País e que, se mereceram já muitos cuidados legislativos, não os viram materializados na medida necessária: a assistência à agricultura e a reorganização industrial.

A execução do Plano da metrópole no biénio 1953-1954 O relatório da proposta de lei dá esclarecimentos de pormenor sobre o estado de adiantamento dos principais empreendimentos. Por isso, nas suas notas sobre a execução do Plano a Câmara não repetirá o que no relatório está dito.

Da observação do quadro i verifica-se que durante o período 1953-1904 ficaram por realizar investimentos no valor de 778 100 contos. Convém, todavia, salientar que do total dos recursos mobilizados - 3 156 900 contos- se despenderam apenas 2 595 900, o que, para efeitos de medir a execução efectiva do Plano, aumentaria em 621 000 contos a diferença acima apontada se não houvesse que ter-se em conta estarem assumidos, por força dos recursos mobilizados e para trabalhos em curso, compromissos que se sabem vultosos, mas cujo montante não foi possível determinar com precisão.

O sector da «Agricultura» foi aquele em que houve uma quase completa coincidência entre o realizado e o despendido. Nos outros grandes grupos de investimentos as diferenças foram mais ou menos sensíveis.

Execução do Plano no biénio 1953-1954

(Em milhares de contos)

Pareceu conveniente, para cornar mais fácil a apreciação do desenvolvimento do Plano, isolar cada um dos anos da sua execução, pari o que se elaboraram os quadros II e III.

A análise do quadro n mostra que em 1953 - fase de arranque - o sector unais fraco na execução foi o das «Comunicações e transpordes», em aposição ao da «Indústria».

Execução do Plano durante 1953 (Em milhares de contos)

A percentagem entre as previsões revistas e as dotações despendidas atingiu, em 1954, 52,5 por cento, percentagem esta que não traduz exactamente o esforço

feito, dado que no ano findo se realizaram trabalhos no valor de 109 100 contos (ver quadro II, col. 6), cobertos com verbas pertencentes ao Plano de 1953.

Execução do Plano durante 1954