«Ver quadro na imagem»

(a) A tonelagem dos diamantes não é a indicada. Os números referem-se a quilates.

Neste quadro de exportação se vê que o café representa, pelo seu valor, o produto de maior influência na economia da província de Angola.

Os diamantes, que outrora ocuparam o primeiro lugar no valor da exportação, desceram para o segundo lugar, mas ficando ainda com muita superioridade em relação a todos os restantes produtos de exportação.

O café tornou-lhes a dianteira, e de tal maneira que foi além de seis vezes mais no valor dos diamantes no ano de 1953.

Com o valor de 1 882 000 contos que neste ano atingiu, o café de Angola é verdadeiramente o ouro verde daquela província ultramarina.

Angola produz 99,5 por cento de café Robusta e somente 0,5 por cento de café Arábica; isto é, pode dizer-se que naquela província apenas se produz café da espécie Robusta.

Mas sendo o café da espécie Arábica, devido ao seu agradável aspecto comercial, aquele que tem melhor cotação nos diferentes mercados, perguntar-se-á: porque se não inclina a produção angolana para o café Arábica?

É que o cafeeiro da espécie Robusta pode ser considerado espontâneo em Angola, ao passo que com o café Arábica, apesar de há dezenas de anos ter havido tentativas da sua cultura e do seu desenvolvimento naquela província, os resultados não se mostraram favoráveis a essas iniciativas.

Embora seja apenas explorada a espécie Robusta, a verdade é que os cafés de Angola estão muito acreditados nos mercados nacional e internacional; e além disso representam o primeiro lugar na exportação daquela província, e lugar muito destacado em relação a todos os outros produtos.

Já foram os diamantes que ocuparam esse lugar; hoje é o café e amanhã poderá ser o petróleo, cuja prospecção prossegue activamente, com esperança bastante animadora.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Quem sabe se a exploração dos recursos minerais do subsolo angolano, como, por exemplo, entro outros minérios, n cobre do Congo, cujos jazigos parecem ser o prolongamento dos da Kitanga, um dia virá em que suplante o valor na exportação dos produtos de origem agrícola?

O Governo deve estar esperançado com os resultados obtidos na pesquisa do cobre no território de Angola.

E tanto assim que pela Repartição dos Serviços Geográficos, Geológicos e Cadastrais da Direcção-Geral do Fomento, o Sr. Ministro do Ultramar fez publicar o recente Decreto n.º 40 067, de 22 de Fevereiro de 1955, pelo qual é prorrogado até 31 de Dezembro de 1955 o prazo de exclusivo de pesquisas concedido à Empresa do Cobre de Angola pelo artigo 2.º do Decreto n.° 33 992, de 30 de Setembro de 1944.

O prazo estabelecido terminava em 6 de Fevereiro do corrente ano, mas o Governo, verificando haver em execução trabalhos importantes de pesquisa e não ser conveniente a cessação brusca desses trabalhos, resolveu prorrogar o exclusivo até ao fim deste ano.

Sr. Presidente: os recursos contidos no subsolo de Angola constituem grande esperança para o acréscimo da sua prosperidade, pelo que se torna aconselhável tudo fazer no sentido de os aproveitar; anãs, seja qual for a transformação e o incremento dado a economia daquela grande província pela indústria e exploração das jazidas de minério, a produção agrícola há-de sempre influir grandemente na economia de Angola.

O Sr. Presidente: - V. Ex.ª está prestes a atingir o tempo que o Regimento da Câmara concede para o uso da palavra na ordem do dia, mas, dado o interesse que está despertando o assunta de que V. Ex.ª trata, faço uso da faculdade que o Regimento me concede para prolongar esse tempo.

O Orador: - Muito agradeço a V. Ex.ª

E passo, então, a referir-mo à

E este o maior saldo positivo até hoje apurado nas contas de exercício daquela província do nosso ultramar.

Para se ver que assim é vou apresentar a relação dos saldos das contas do exercício desde a vigência do Decreto n.° 19 955, de 27 de Junho de 1931.

«Ver quadro na imagem»