O aumento do caudal de escoamento nos mercados externos está a ser, pelos serviços competentes, activamente procurado, quer através da melhoria das massas vinárias, quer pelo auxílio à exportação.

Os resultados deste acção permitiram que a exportação nos primeiros sete meses de 1955 fosse superior em mais de 7500 milhares de litros à de igual período do ano findo.

Apesar de todos os esforços realizados, as existências de vinhos e derivados na área da Junta Nacional do Vinho eram, em Julho deste ano, superiores em 66 por cento às de Julho de 1954, tendo passado de 2709 milhares de hectolitros a 4517 milhares.

Relativamente ao azeite, a safra de 1955, segundo as últimas previsões, situar-se-á na zona dos 100 milhões de litros. A produção desta campanha será, infelizmente, a resultante das péssimas condições climatéricas em que se desenvolveu.

No respeitante ao milho de regadio prevê-se uma colheita inferior em 8 por cento à anterior, enquanto que para o feijão de regadio se estima uma produção igual à média do último decénio e 18 por cento superior à do ano anterior.

A produção de batata de regadio será, ao que parece, ligeiramente superior à de 1954 - cerca de 4 por cento mais.

No sector das frutas o ano de 1955 foi, de uma maneira geral, de boa produção. Embora as colheitas de algumas espécies tenham sido inferiores às de 1954, o total produzido foi superior talvez em cerca de 10 por cento ao do ano transacto. Os efectivos pecuários continentais sofreram durante 1954 e estão sofrendo também em 1955 os efeitos de diferentes zoonoses.

Tanto o número de animais atacados como o de mortes foi nos oito meses de 1955 maior que em todo o ano de 1954.

Para a mortalidade verificada contribuíram sobretudo a peste suína e pseudopeste aviária.

Considerando unicamente os efeitos das parasitoses e da esterilidade, estima-se que a diminuição de rendimento dos nossos gados será considerável.

Aos efeitos das epizootias acresce o das condições climáticas dos últimos meses, que irão afectar, sem dúvida, a situação da nossa economia pecuária, principalmente no que respeita ao fornecimento futuro de carne e de leite. A produção de lã, que em 1953 e 1954 foi sensivelmente idêntica - 10 800t na base de sujo -, deve ter decrescido em 1955 - 10 500t na base de sujo -, atendendo às baixas verificadas nos ovinos adolescentes por causa das epizootias e que não foram compensadas pelo aumento anual dos efectivos. A extracção de resina de pinheiro durante a campanha de 1955-1956 deverá atingir cerca de 60 000t, quantitativo que marcará um nítido progresso deste importante sector da economia nacional, quando comparado com os resultados alcançados na campanha de 1954-1955 (cf. quadro IV).

Esgotado o saldo da campanha passada, que em 1 de Janeiro próximo passado era de 4992 t de pez e de 2500 t de aguarrás, já se venderam nesta data aproximadamente 26 000 t de pez e 2900 t de aguarrás da produção da campanha em curso.

Em igual data do ano passado encontravam-se vendidas 22 500 t de pez e 1700 t de aguarrás da produção da campanha de 1954-1955.

Também para a produção suberícola portuguesa se prevê apreciável expansão.

Extracção de cortiça e da resina de pinheiro

(Em toneladas)

«Ver quadro na imagem» A comparação entre as quantidades e valores da pesca desembarcada no continente no 1.º semestre de 1954 e no 1.° semestre de 1955 mostra que neste último houve um acréscimo de 15 997 t e de 39 374 contos.

Na pesca do bacalhau foi insignificante a redução verificada.

«Ver quadro na imagem»

(a) Comissão Reguladora do Comércio do Bacalhau.

As estimativas para a campanha de 1955-1956 prevêem resultados superiores aos das duas campanhas anteriores. A análise do quadro das extracções dos principais produtos do subsolo português deve ter sempre em consideração duas ordens de factores: as variações de carácter conjuntural e as medidas de defesa do património mineiro nacional.

Entre os minérios cuja produção em mais larga medida depende das variações de ordem conjuntural devem destacar-se os de volfrâmio e os de estanho, estes agora em menor escala.

A situação no que se refere aos minérios de volfrâmio apresenta-se melhorada, sobretudo na valorização.

Dada a cotação actual dos minérios de volfrâmio, é de esperar que a exportação total de 1955 venha a atingir um valor sensivelmente igual ao de 1954, apesar de se prever uma ligeira descida na tonelagem a exportar.

Na cassiterite registou-se um ligeiro acréscimo produtivo, mas as suas exportações decaem acentuadamente.

Desenha-se, em contrapartida, maior a afluência dos minérios para as fundições nacionais, permitindo assim as exportações de estanh o-metal.

As pirites e os minérios de ferro acusaram uma melhoria de situação, embora a sua exportação se tenha desenvolvido de harmonia com as medidas em vigor para defesa do nosso património mineiro. É digna de menção, pelo interesse que representa para a economia do País, a expansão verificada na produção de ferro