pelo menos a concorrência no mercado nacional, onde essas indústrias têm, na generalidade dos casos, uma protecção pautal adequada. A precisar a interpretação dos números que se registaram para traçar a evolução do nosso comércio com o estrangeiro, faz-se agora rápido apontamento da influência que as oscilações dos preços tiveram nas variações verificadas.

As razões de troca no período de Janeiro a Agosto de 1955 e a sua comparação com iguais períodos de anos anteriores constam do quadro XXIV.

Razões de troca

«Ver quadro na imagem»

Este quadro apresenta uma deterioração das razões de troca, acentuada sobretudo nas permutas com a zona europeia.

A deterioração das razões de troca resulta fundamentalmente da alta dos preços das importações, como se pode verificar no quadro XXV, onde se indicam ou factores determinantes do agravamento do saldo da balança comercial em Agosto.

Comércio externo com o sector estrangeiro

«Ver quadro na imagem» Nos quadros XXVI e XXVII inscrevem-se os preços médios de algumas das principais mercadorias importadas e exportadas. Os números constantes destes quadros precisam de ter-se em conta quando se estude a importação e exportação, mas a evolução das razões de troca não foi tal que invalide o significado dos valores absolutos apresentados nos quadros sobre o comércio externo: a mais-valia da exportação corresponde a maior penetração nos mercados externos, como o maior valor atingido pela importação se traduz em aumento das quantidades de mercadorias estrangeiras consumidas na metrópole.

Preços médios das principais mercadorias exportadas para o estrangeiro

(Escudos-toneladas)

«Ver quadro na imagem»

(a) Valoros calculados para o período do doze meses de 1953, visto não ter sido possível calcular-se para os primeiros oito meses.

Preços médios das principais mercadorias Importadas do estrangeiro

(Escudos-toneladas)

«Ver quadro na imagem»

O comércio da metrópole com o ultramar Ao apontar as características do nosso comércio externo já se fez referência às trocas da metrópole com o ultramar, cuja manutenção ao mais alto nível convém promover.

Comércio da metrópole com o ultramar

Em contos)

«Ver quadro na imagem»

(a) O total de Janeiro a Agosto é o do Boletim está rectificado, motivo pelo qual o saldo deste período não correspondo à soma algébrica dos saldos mensais.