As despesas públicas, tal como as despesas privadas, geram rendimentos. Daí que, para além da sua análise circunstanciada, de importância básica para o conhecimento da acção da Administração - análise esta feita para as despesas resultantes da execução do Orçamento Geral do Estado no relatório das coutas públicas -, interessa também lixar nesta exposição a ovulação e montante global das despesas da Administração, fracção importante da despesa nacional.
Porque o equilíbrio do orçamento é uma das constantes da nossa política financeira, pode dizer-se que a medida da participação das despesas públicas na despesa nacional se exprime por uma percentagem praticamente semelhante à que se determinou para a relação entre a receita e o produto nacional.
É tal a grandeza da despesa pública que a sua planificação apresenta hoje aspectos de real melindre, uma vez que através dela se pode exercer decisiva acção - retardadora ou fomentadora - no nível de rendimento.
espesa.
A totalidade das despesas públicas (Administração Central) consta do quadro XLV.
Administração Central
(Em milhares de contos)
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Administração-Geral dos Correios, Telégrafos e Telefones.
Fundo das Casas Económicas.
Organismos de coordenação económica.
São também, para as despesas, válidos os motivos que se indicaram, aquando do estudo sobre a evolução das receitas para a não inclusão das despesas realizadas pelo Fundo do Fomento Nacional e pela Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência.
A despesa total acusa tendência crescente. Para esse crescimento, e comparando 1954 com 1952, contribuíram os sectores considerados da forma seguinte:
Acréscimo da despesa total
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Acréscimo dos encargos da dívida pública
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