Pouco há agora a acrescentar que não ressalte, por si e com limpidez, do exame dos próprios números.

As despesas públicas, tal como as despesas privadas, geram rendimentos. Daí que, para além da sua análise circunstanciada, de importância básica para o conhecimento da acção da Administração - análise esta feita para as despesas resultantes da execução do Orçamento Geral do Estado no relatório das coutas públicas -, interessa também lixar nesta exposição a ovulação e montante global das despesas da Administração, fracção importante da despesa nacional.

Porque o equilíbrio do orçamento é uma das constantes da nossa política financeira, pode dizer-se que a medida da participação das despesas públicas na despesa nacional se exprime por uma percentagem praticamente semelhante à que se determinou para a relação entre a receita e o produto nacional.

É tal a grandeza da despesa pública que a sua planificação apresenta hoje aspectos de real melindre, uma vez que através dela se pode exercer decisiva acção - retardadora ou fomentadora - no nível de rendimento.

espesa.

A totalidade das despesas públicas (Administração Central) consta do quadro XLV.

Administração Central

(Em milhares de contos)

«Ver quadro na imagem»

Administração-Geral dos Correios, Telégrafos e Telefones.

Fundo das Casas Económicas.

Organismos de coordenação económica.

São também, para as despesas, válidos os motivos que se indicaram, aquando do estudo sobre a evolução das receitas para a não inclusão das despesas realizadas pelo Fundo do Fomento Nacional e pela Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência.

A despesa total acusa tendência crescente. Para esse crescimento, e comparando 1954 com 1952, contribuíram os sectores considerados da forma seguinte:

Acréscimo da despesa total

«Ver quadro na imagem» O acréscimo de 73 000 contos que nos últimos dois anos se verifica nos encargos da dívida pública não se traduz em igual aumento no montante das despesas efectivas do Tesouro, porquanto parte apreciável desses encargos tem compensação em receita.

Acréscimo dos encargos da dívida pública

«Ver quadro na imagem»