desta primeira fase da siderurgia nacional da ordem dos 130 000 contos.

Explico: em primeiro lugar temos o custo da água. Sem dúvida, o Ave tem quantidade necessária, mas, ao passo que a conduta para a fábrica seria, segundo os cálculos feitos pelos engenheiros que estudaram o assunto, superior a 8000 contos, em Alcochete os furos artesianos necessários (o primeiro está já frito e não há dúvida de que a previsão dos técnicos fui plenamente confirmada, pois encontrou-se água abundante) importam por volta de 800 contos.

Enquanto no Ave se exige uma bombagem de aproximadamente 44 m de elevação, em Alcochete precisa-se apenas de 35 m.

Em segundo lugar temos o despoeiramento, naquela região indispensável. Previu-se a princípio para isso 5000 contos, pois julgou-se que se podia aplicar ali processo austríaco.

Em face dos pareceres dos serviços meteorológicos, o assunto teve porém,- de ser revisto, e verificou-se que para aquela região era preciso recorrer ao sistema americano, o que levaria a respectiva instalação para 20 000 coutos, sem eliminação de cheiros.

Podia, é certo atenuar-se a verba da conduta, aproximando a fábrica do rio Ave, mas neste caso seria preciso construir logo um caminho de ferro e o que é pior, haveria o agravamento dos transportes diários de mercadorias entre as origens e a fábrica e entre esta e o porto de Leixões.

Finalmente temos o problema das escórias. Normalmente, e foi essa a atitude do nosso colega Dr. Urgel Horta, consideram-se estas apenas matéria para deitar fora, como se todos fôssemos muito ricos. A siderurgia nacional não pode, porém, pôr o problema assim, pois elas têm valor económico, desde que estejam numa região em que hajam indústrias que as possam aplicar sem grande peso de fretes.

Ora no Norte não há qualquer indústria nessas condições. Para as utilizar seria preciso instalar propositadamente uma fábrica, que os cálculos dos engenheiros orçaram por 100 000 contos. Ao contrário, exige muito menos carvão e calcário para reduções. Seria absurdo pormo-nos a roer os ossos e da carne aos outros.