como o Hospital de S. João, o Palácio da Justiça, estrada marginal, continuam em ritmo acelerado para seu acabamento. E o problema habitacional, problema social de. tanta gravidade, está dentro do programa procurando o Governo e a Câmara Municipal Porto em franca colaboração, a solução adequada, dentro das possibilidades de momento.

A visita realizada pelo Sr. Ministro das Obras Públicas às já célebres "ilhas", onde o levou o Sr. Presidente da Câmara Municipal, é gesto de tão expressiva nobreza, revelador de tanta humanidade, que bem merece ser destacado.

Sr. Presidente: o Sr. Engenheiro Arantes e Oliveira está desempenhando o alto e laborioso cargo de Ministro das Obras Públicas com um zelo uma competência e unia seriedade que lhe conferem bem merecido direito de consagração pública. Nós, como Deputado pelo Porto, rendendo-lhe as homenagens da sua população, cumprimos um grato dever fazendo inteira justiça a quem num dos mais difíceis sectores da administração pública, se vem afirmando como figura altamente representativa na obra de engrandecimento realizada a bem da Nação.

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - O seu comprovado interesse pela solução do problema cruciante das habitações para classes pobres (sem habitação higiénica não pode haver saúde física nem moral), as informações dadas sobre a obra grandiosa da ponte da Arrábida e novas vias de comunicação e tudo o mais que consta do seu discurso dão-nos a certeza de que o Porto conta com alguém que, pela seriedade da sua inteligência, energia e espírito de acção, seria incapaz de prometer em vão.

Por isso nós, Deputados pelo Porto, queremos expressar a S. Ex.ª o vivo agradecimento da cidade, que recebeu alvoroçadamente tais declarações.

Por isso daqui lhe dizemos: bem haja, Sr. Ministro!

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. Russel de Sousa: - Sr. Presidente: só duas palavras de reconhecimento e de louvor ao Governo, a juntar às dos meus ilustres colegas. Deputados pelo Porto.

De reconhecimento ao Sr. Presidente do Concelho, pela sábia, firme e decidida orientação dada a todos os problemas de interesse nacional; de vivo reconhecimento ao homem a quem se deve toda a restauração económica do nosso país e através dela. os benefícios materiais e morais que o povo português tem usufruído nas últimas décadas.

O Sr. Ministro das Obras Públicas merece o louvor da nossa idade e de todos nós, por no momento próprio, ter encarado a fundo os grandes problemas vitais para o Porto, que se reflectem não só no distrito de que é capital, mas em todo o Norte do País.

Se o alargamento do porto de Leixões, a construção da ponte da Arrábida e a urbanização das grandes áreas que vai servir e a realização das principais vias de comunicação através da cidade, a conclusão da estrada marginal e tantas outras obras de envergadura, umas em curso, outras em projecto, interessam de um modo especial a cidade do Porto e naturalmente a beneficiam, concorrem e servirão para facilitar todas as comunicações nacionais; e porque parece ser de boa prática a localização de unidades de trabalho e produção próxima dos maiores aglomerados populacionais, para que esses povos ali se possam fixar, constituindo assim a distribuição por todo o País de um valor económico e social, tudo o que concorrer para facilitar o tráfego entre o extremo norte e o sul valorizará não só a cidade do Porto mas a enorme, e obreira região do Norte, aproximando-a mais rápida e facilmente da capital do Império, dando-lhe maiores facilidades para a sua expansão económica, para melhor aproveitamento das suas excepcionais faculdades de trabalho e de iniciativa.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - A construção de mais casas económicas - uma ilhas mais notáveis realizações do Estado Novo-, a conclusão do Hospital Escolar, a construção do Palácio da Justiça e a ampliação e reforma de tantas escolas técnicas são elementos de valorização, e não foi com certeza alheio a preocupações de ordem nacional que o Sr. Ministro das Obras Públicas gizou o vasto plano de melhoramentos a que nos temos referi fio. Ele corresponde efectivamente a um alto pensamento do Governo, e a cidade reconhecerá todos os benefícios que. deste vasto plano lhe possam advir.

É oportuno que o Porto, que noutros momentos se tem mostrado triste e insatisfeito, diga ao Governo de Salazar. pela voz dos seus Deputados, do seu reconhecimento e da sua alegria e lhe afirme solenemente o seu desejo de colaborar, não só nos assuntos que directamente lhe dizem respeito, mas em todos os problemas de interesse, nacional.

Sr. Presidente: podemos afirmar ao Governo que o distrito do Porto, fiel aos princípios da Revolução Nacional, continuará sempre presente.

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. Vasco Mourão: - Sr. Presidente: é com o maior prazer, com a mais viva satisfação, que me associo, como Deputado pelo círculo do Porto, às palavras de agradecimento dirigidas ao Governo, e particularmente ao Sr. Ministro das Obras Públicas, pelas animadoras declarações deste ilustre estadista durante a sua recente visita ao Porto.