corporar o valor da sua amortização, a justa jorna somada ao interesse económico da exploração.

E assim nos voltamos a encontrar perante o dilema do preço diferenciado entre o que menos custa e o mais custoso, e, portanto, do preço a partir do custo de produção variável.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - As obras de hidráulica agrícola só influirão no problema na rã razão em que, soubermos dar-lhe finalidade economica dentro deste pensamento, como também só serão úteis e convenientemente aproveitáveis se, levarem a um aumento do nosso armentio, para que este lhe devolva a matéria orgânica indispensável ao seu poder produtivo, e se influírem no aumento do poder geral de pagamento. E assim caímos na consideração da interdependência da produção agrícola, de que tanta vez nos esquecemos, criando problemas de saturação de alguns produtos, não evitando a carência de outros, porque se não considerou um plano geral de produção que leve automaticamente a conveniente aproveitamento das nossas possibilidades em terra, água e mão-de-obra para resoluções totais.

Quanto à acção do Estado para a modificação das suas causas, o despacho do Ministério da Economia a que já me referi abre-nos, finalmente, o bom caminho e representa uma revolução no nosso conceito de preços e valor de qualidade.

Abre-o tão completamente que não deixa de prever o investimento necessário para o defender, visto que encara o preço a partir do custo de produção, prémios de qualidade e ajustamento às condições do mercado e do consumo, condições que lhe dão bem o significado de investimento de transformação para melhor futuro.

Sr. Presidente: ao fazer perante V. Ex.ª este aviso prévio, pretendo tratar o problema para além do seu significado do melhor ou do maior apetência, para o considerar essencialmente, no seu conjunto, como fonte das proteínas indispensáveis para uma alimentação conveniente das nossas gentes. E essas proteínas temos de ir buscá-las aos nossos gados, na sua generalidade, e dentro das condições das nossas possibilidades de produção. Esta me parece a primeira fase da questão geral.

A preocupação do melhor está inteiramente ligada ao melhor e mais geral poder de compra. Isso é uma segunda fase. uma segunda meta a atingir, que é necessário conseguir.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Posto o problema, assim, ocorre pergunta se seremos de facto fatalmente deficitários quanto a essas bases de proteínas ou se o seremos apenas quanto às suas fontes de maior apetência. Se poderemos resolver o nosso problema quanto a essa base, pela mobilização completa das nossas possibilidades, por melhor distribuição no tempo, pelo aproveitamento completo e consciente das nossas disponibilidades forraginosas.

É que quando se fala em carne pensa-se muita vez apenas em carne de vaca.

Deixando por agora fora da observação a quota que nos fornecem ou podem fornecer as espécies pequenas, como aves, caça, etc., vejamos o nosso problema quanto às chamadas espécies de talho, ou sejam: o bovino adulto e adolescente, os ovinos, os caprinos, os equídeos e os suínos, aceitando aqui o significado corrente, à divisão entre ovinos e caprinos.

Vejamos pois as respectivas posições de intervenção, anual e mensal, pela observação do que se passou nos últimos cinco anos, 1950 - 1954, que, pelo seu afastamento dos efeitos da guerra, podemos considerar com a devida impressão de normalidade.

Apontarei ainda, para esclarecimento que reputo necessário, a média mensal, com a discriminação dos meses em que a matança foi abaixo ou acima dela, para se poder localizar a incidência no tempo, assim como as suas pontas máximas e mínimas de presença.

Quanto ao gado bovino adulto, considerado em números redondos para maior facilidade, a posição marcada foi a seguinte:

"Ver tabela na Imagem"

Partindo da frequência com a qual os meses nos aparecem na respectiva posição, estudando mais profundamente aqueles em que a matança foi próximo da média ou desta muito distanciada, o que não faço agora para fugir a uma exagerada extensão, era já fácil estabelecer uma curva de sobra ou de carência para essa média e, assim, definir uma política de preços de correcção ou de compensação. Como, contudo, o bovino adolescente tem no conjunto uma posição importante, vejamos como ele se comporta dentro da mesma orientação:

"Ver tabela na Imagem"