João Carlos de Assis Pereira de Melo.

João Luís Augusto da» Neves.

João Mendes da Costa Amaral.

Joaquim Dinis da Fonseca.

Joaquim Mendes do Amaral.

Jorge Botelho Moniz.

Jorge Pereira Jardim.

José Dias de Araújo Correia.

José Garcia Nunes Mexia.

José Gualberto de Sá Carneiro.

José Maria Pereira Leite de Magalhães e Couto.

José Soares da Fonseca.

Luís de Arriaga de Sá Linhares.

Luís Maria Lopes da Fonseca.

Manuel Colares Pereira.

Manuel Maria de Lacerda de Sousa Aroso.

Manuel Maria Vaz.

Manuel Monterroso Carneiro.

Manuel de Sousa Rosal Júnior.

Manuel Trigueiros Sampaio.

D. Maria Leonor Correia Botelho.

Mário de Figueiredo.

Paulo Cancella de Abreu.

Ricardo Malhou Durão.

Ricardo Vaz Monteiro.

Rui de Andrade.

Sebastião Garcia Ramires.

Urgel Abílio Horta.

Venâncio Augusto Deslandes.

O Sr. Presidente:-Estão presentes 72 Srs. Deputados.

Está aberta a sessão.

Eram 16 horas e 20 minutos.

O Sr. Presidente:-Está em reclamação o Diário das Sessões n.° 122, relativo à sessão de ontem.

Pausa.

O Sr. Presidente:-Se nenhum Sr. Deputado deseja fazer qualquer observação, considero aprovado o referido Diário dou Sessões.

Pausa.

O Sr. Presidente:-Está aprovado.

Deu-se conta do seguinte

Do Grémio da Lavoura de Setúbal a apoiar as considerações do Sr. Deputado André Navarro relativamente ao excesso de construções urbanas em terrenos agrícolas da melhor qualidade.

Da Associação Académica de Coimbra a apoiar :as considerações do Sr. Deputado Bartolomeu Gromicho acerca do uso obrigatório da capa e batina.

Do conselho das «repúblicas», de Coimbra, no mesmo sentido.

Do Grémio da Lavoura de Coimbra a apoiar as considerações do Sr. Deputado Sousa Machado sobre a criação de ama brigada técnica em Coimbra.

Do Grémio da Lavoura da Lousa, no mesmo sentido.

Do Grémio do Comércio do distrito de Viseu a apoiai-as considerações do Sr. Deputado Azeredo Pereira acerca da construção do edifício da Escola Industrial e Comercial de Viseu.

O Sr. Presidente:- Pela Presidência do Conselho foram enviados a Mesa os esclarecimentos pedidos pelo Sr. Deputado António Galiano Tavares na sessão de 24 de Janeiro lindo sobre casas desmontáveis e casas para famílias pobres. Esses elementos vão ser entregues ao referido Sr. Deputado.

Pausa.

O Sr. Presidente:- Srs. Deputados: faleceu há dias a esposa do Sr. Deputado Amândio de Figueiredo. Interpreto, com certeza, os sentimentos da Assembleia apresentando ao Sr. Deputado Amândio de Figueiredo as nossas condolências e a nossa manifestação de pesar por tão triste acontecimento.

Vozes: - Muito bem !

O Sr. Presidente:- Tem a palavra antes da ordem do dia o Sr. Deputado Urgel Horta.

O Sr. Urgel Horta: - Sr. Presidenta: pela primeira vez desde que participo nos trabalhos da Assembleia-Nacional tomo a palavra sob a presidência de V. Ex.

E ao fazê-lo não quero deixar de cumprir o grato de ver de lhe apresentar os mais respeitosos cumprimento e as melhores homenagens, saudando em V. Ex.ª o infatigável homem público que tão largo e desinteressado contributo tem dado à tareia renovadora da Nação, ré novação milagrosamente operada sob a égide do maio estadista dos nossos tempos - Salazar.

Vozes: - Muito bem!

O Orador:- Sr. Presidente: ponderáveis motivos e razões contidas na presente intervenção, que encontrarar no meu espirito vivo sentimento de admiração bem justificada, observam-me não poder manter-me silêncios perante o pensamento do esclarecida orientação política definido por S. Ex.ª o Sr. Presidente do Conselho a seu memorável discurso de 19 de Janeiro passado, o acto de posse das comissões distritais e dos membro de outros órgãos superiores da União Nacional.

Eu compreendo com toda a clareza e aceito com evidência, sem reserva, o facto de não possuir no meu insignificante curriculum bagagem suficiente para arcar com a responsabilidade de poder bordar determinadas considerações, judiciosas e adequadas, fazendo um comentar profundamente criterioso e digno, como pretendo, acerca desse magnífico programa de acção política enunciado e desenvolvido com tanta objectividade e com tanta grandeza por quem tem consumido uma vida inteira à luta persistente, continua mas vitoriosa, pelo engrandecimento de Portugal.

Mas, posto que os meus recursos sejam extraordinariamente modestos, em plena consciência afirmo sob jarem-me em vigor, entusiasmo, em dedicação e na autoridade numa vida social, absolutamente sã e isenta mácula, predicados bastantes para poder, em meu norte pessoal, e só nossa qualidade, que sempre invoco, exteriorizar, em palavras singelas, os meus sentimentos acerca dessa bem-vinda exortação dirigida pelo Sr. Presidente do Conselho a todos quantos, de alma pura e coração