Portanto a elasticidade e complexidade do sistema francês, a liberdade de acção e as variantes do regime não dispõem a favor da centralização, mesmo quando colocado sob a alta autoridade de uma direcção-geral apropriada.

Vozes: - Muito bem!

subsídios governativos.

Apesar de a América do Norte não ser muito dada a intromissões nem a fiscalização, os administradores daquelas instituições mantêm, a despeito disso e sem estorço, altos ideais educativos e sociais que reforçam o alto e generoso pensar dos proeminentes coleccionadores que os dotaram originariamente.

De todos, o mais recente e interessante é The Cloisters, nos arrabaldes, sobre o Hudson, que se deve à liberalidade dos Rockefellers, mas, por vontade destes, integrado no Metropolitan Museum.

Como se vê, não há unidade, nem dominação de sector ministerial, nem um regime simplificado. Há estatutos, regulamentos e normas especiais de harmonia com a natureza e fins institucionais.

Sr. Presidente: como não tenha havido tempo para pormenores nem sido inteiramente explicado, parece-me indispensável dar um breve esclarecimento sobre o que poderei chamar a superintendência dos valores estéticos, para se ajuizar da especialização de funções em face das leis portuguesas.

Ela permitirá esclarecer até que ponto se torna vantajosa a concentração de competências em órgãos exuberantemente poderosos. Até aqui uma lei fatal leva as funções do Estado moderno para a divisão do trabalho e para a especialização de objectivos - e esse fenómeno de ordem social apresenta razões profundas e vantagens indiscutíveis, como se verá.

Enumeremos, por isso, pela sua importância, os institutos e órgãos em que se desdobra esta superintendência de ordem burocrática e estética, seguindo um escalonamento de predomínio:

ltivado critério, como o arquitecto Raul Lino.

Compreende-se que a administração dos Palácios Nacionais, porque destinados à alta representação S. Ex.ª o Chefe do Estado e chefes de missão estrangeiros, não possa obedecer a concepções exclusivamente estéticas e burocráticas, nem obedeça a fins de [...] pedagogia.

O Sr. Abel de Lacerda: - Dentro do enquadramento geral da valorização das belas-arte em Portugal, Ministério das Finanças tem vendido obras de ar dos seus palácios, das quais algumas se encontram agora na exposição de Londres, porque pertencem Fundação Espírito Santo, tendo mandado depois faz cópias - como já tive ocasião de referir- para o Palácio de Belém.

O Orador: - Segundo as minhas informações, a Administração e a Fundação da Casa de Bragança venderam objectos, que não tinham realmente qualificação, era de [...] gosto duvidoso e quebravam a linha de nobreza Palácio.

O Sr. Abel de Lacerda: - E também de Sintra.

O Orador: - O exemplo trazido ao debate não [...] o alcance nem a importância que poderá [...] Foram outro organismos que se desinteressaram [...] vário mobiliário, porque não tinha, na verdade, [...] artístico ou histórico. Em Sintra não sei mas [...]