Jorge Pereira Jardim.

José Dias de Araújo Correia.

José Garcia Nunes Mexia.

José Maria Pereira Leite de Magalhães e Couto.

José Sarmento de Vasconcelos e Castro

José Venâncio Pereira Paulo Rodrigues.

Luís d« Arriaga de Sá Linhares.

Luís de Azeredo Pereira.

Luís Maria Lopes da Fonseca.

Manuel Lopes de Almeida.

Manuel de Magalhães Pessoa.

Manuel Maria de Lacerda de Sousa Aroso.

Manuel Maria Múrias Júnior.

Manuel Marques Teixeira.

Manuel Monterroso Carneiro.

Manuel de Sousa Rosal Júnior.

Manuel Trigueiros Sampaio.

Mário de Figueiredo.

Paulo Cancella de Abreu.

Ricardo Malhou Durão.

Ricardo Vaz Monteiro.

Rui de Andrade.

Sebastião Garcia Ramires.

Urgel Abílio Horta.

Venâncio Augusto Deslandes.

O Sr. Presidente:- Estão presentes 68 Srs. Deputados.

Está aberta a sessão.

Eram 16 horas e 25 minutos.

O Sr. Presidente:- Estão na Mesa, enviados pela Presidência do Conselho, os elementos fornecidos pelo Ministério da Marinha em satisfação do requerimento apresentado pelo Sr. Deputado Pinto Barriga na sessão de 10 de Janeiro último. Vão ser entregues àquele Sr. Deputado.

Pauta.

O Sr. Presidente:- Tem a palavra antes da ordem do dia o Sr. Deputado Vaz Monteiro.

O Sr. Vaz Monteiro: - Sr. Presidente: vai hoje a enterrar a excelsa senhora D. Maria do Carmo Ferreira da Silva de Fragoso Carmona, viúva do saudoso Presidente da República Sr. Marechal Oscar Carmona.

A bondosa senhora, que deixa a mais profunda saudade entre todos os portugueses, desde as mais altas individualidades aos mais modestos operários, soube sempre impor-se, principalmente pêlos sentidos da caridade cristã com que atendeu as numerosas pessoas que à sua protecção se acolheram.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador:- Os desprotegidos da sorte encontraram sempre no bondoso coração desta senhora amparo e lenitivo para a sua infelicidade.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador:- E tanto assim foi, Sr. Presidente, que à igreja do Mosteiro dos Jerónimos, onde esteve depositado o seu corpo, acorreram, com lágrimas nos olhos a beijar-lhe as faces e as mãos, muitas centenas de pessoas humildes e pobres a quem ela dispensou atenções e auxílios materiais. Foi comovedor assistir, ontem e hoje, na igreja dos Jerónimos a esta manifestação de saudade e gratidão do povo humilde de Lisboa.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador:- E é ainda sob a impressão comovedora destas manifestações, prestadas a quem tão alto soube erguer o nome de esposa, mãe e protectora dos pobres e desprotegidos, que venho prestar-lhe as minhas homenagens do mais profundo respeito e a mais sincera admiração por tantos exemplos que nos deixou das suas altas virtudes.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

Tenho dito.

O Sr. Presidente:- Srs. Deputados: se é ainda necessário, depois das justas palavras do Sr. Deputado Vaz Monteiro, dar mais autêntica expressão aos sentimentos da Câmara pelo falecimento da que foi esposa do saudoso marechal Carmona, eu direi ainda que com ela desaparece um dos elos vivos que nos ligavam a uma época da vida política do País em que, durante cerca de um quarto de século, cheio de confiança, Portugal pude, em paz, realizar a obra do seu resgate e restauração.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Sr. Presidente:- A ilustre senhora que hoje desapareceu nas sombras do túmulo ocupou durante esse longo período o primeiro lugar entre as senhoras portuguesas, conservando a simplicidade dos seus hábitos, sem se deixar deslumbrar pelas alturas do Poder, exercendo a sua bondade na irradiação simpática com que essa virtude resplandece quando vem dos elevados cimos do Poder; e concorreu assim para tornar simpática, querida, paternal, a própria magistratura do Chefe do Estado.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Sr. Presidente:- A Câmara exprimindo o seu pesar cumpre um dever, satisfaz os seus impulsos e os do Pais e faz justiça a quem, pela sua vida, a mereceu largamente.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Sr. Presidente:- Quero ainda comunicar a VV. Ex.ªs que encarreguei o 1.° Vice-Presidente desta Assembleia, e, Deputado Augusto Cancella de Abreu, de me representar e à Camará no funeral da viúva do saudoso marechal Carmona.

Em sinal de sentimento interrompo a sessão por cinco minutos.

Eram 16 horas e 45 minutos.

O Sr. Presidente: - Está reaberta a sessão.

Eram 16 horas e 50 minutos.

O Sr. Presidente:- Tem a palavra o Sr. Deputado Gastão Figueira.

O Sr. Gastão Figueira: - Sr. Presidente: nos começos desta sessão legislativa chamei a atenção do Governo para o problema da criminalidade infantil na ilha da Madeira.

Estou informado de que o Sr. Ministro da Justiça, certamente obtemperando às minhas considerações, or-