Considerando apenas a contribuição predial rústica, calcularam-se as capitações por distritos, tanto para o rendimento colectável como para a contribuição.

O distrito do Braga, com a capitação de 248$, sobressai dos restantes no continente.

Apenas dele se avizinham os de Lisboa, Porto e, nas ilhas, Ponta Delgada e Funchal. Os dois últimos ultrapassam-no.

Os valores menores são os de Castelo Branco, Guarda, Faro e Bragança.

Divisão da contribuição predial por distritos Até certo ponto a liquidação dos impostos define a importância das regiões em que são cobrados, nos aspectos agrícolas ou industriais, e até no desenvolvimento urbano. É por isso de interesse marcar a comparticipação da contribuição predial de cada distrito no conjunto liquidado, tanto para a urbana como para a rústica. O quadro seguinte exprime as percentagens de cada uma:

(ver quadro em imagem)

Lisboa paga mais contribuição predial urbana do que o resto do País, e a percentagem do Porto é de cerca de 16. Évora, Viseu e Braga, no caso da rústica, andam à roda de 6 por cento, apenas ultrapassados por Santarém, com cerca de 9 por cento.

Adicionais Publicam-se a seguir os adicionais que revertem para as juntas de província, câmaras municipais e turismo:

(ver quadro em imagem) A contribuição industrial cobrada em 1954 subiu ainda para 620 250 contos - mais 17 462 contos do que em 1953. Mas a verba liquidada foi maior, pois atingiu 632 831 contos. Na base da média de 1930-1933=100, o número-índice arredonda-se em 375.

De todos os impostos importantes foi a contribuição industrial o que mais se desenvolveu.

Ela representa cerca de 10 por cento, num total de receitas ordinárias da ordem dos 6 347 000 contos. Dentro do capítulo dos impostos directos, à contribuição industrial cabem 38 por cento.

A evolução da contribuição industrial liquidada consta do quadro seguinte:

(ver quadro em imagem)

O ano de 1954 pode considerar-se médio em matéria de produção industrial.

Nalguns capítulos, como no das conservas, a produção ultrapassou as cifras dos últimos anos. Noutros fez-se sentir a concorrência, traduzida no aumento de importação, ou não estiveram abertos certos mercados que absorveram em anos anteriores produtos portugueses.

Investimentos industriais Foram mais reduzidas em capital as emissões oferecidas ao público para fins industriais, sendo o realizado ainda de menor valor.

Em todo o caso o capital de sociedades constituídas emitido em 1954, comparado com o de anos anteriores a 1953, ainda os supera, se forem exceptuados os anos de 1946 e 1947, logo a seguir à guerra. Tudo se deduz do quadro seguinte, em contos:

(ver quadro em imagem)