No quadro seguinte indicam-se os quantitativos de capital mobilizado sob a forma de acções e outras desde o fim da guerra:

Contos

Um exame mais pormenorizado da aplicação do capital emitido mostra que, sobretudo no caso das indústrias transformadoras, o investimento se forma na própria indústria, e até certo ponto no crédito não mobilizado por títulos. Se foram somadas as quantias mobilizadas nos oito anos a que se referem os números, nota-se que o progresso não foi o que podia ser. Daí derivam naturalmente atrasos nos fabricos e baixa produtividade. Os índices de produção confirmam o lento progresso. Se for ponderado ter sido a maior parte das emissões destinada a empresas base, como os transportes e a electricidade, ter-se-á a noção de que o capitalista ainda não orientou a sua acção no sentido de comparticipar em maior escala nas indústrias transformadoras, de tão forte influência nos consumos. Este é certamente um dos males da economia nacional. Dele resultam custos altos, que ainda dificultam os consumos, num país de baixo poder de compra.

Origem da contribuição industrial A contribuição industrial cobrada nos últimos anos pode ser comparada com a que se cobrou em 1939 no quadro seguinte:

(ver quadro em imagem)

A evolução nas cobranças tornou-se mais rápida a partir do fim da guerra. Nos últimos anos, como é natural, o progresso não foi tão acentuado; o problema da contribuição industrial terá de ser revisto. Quase todo o aumento em 1954 se deu no grupo B e pela primeira vez, desde há vinte anos, houve retrocesso no grupo C. Diminuiu o número de colectas do grupo A e aumentou o das dos grupos B e C, embora no último caso, como se indicou acima, o produto da cobrança fosse inferior ao do ano passado. Os números vão a seguir:

(ver quadro em imagem)

Actividades produtoras de imposto O maior número de colectas situa-se no grupo C, como se notou no quadro anterior. A sua distribuição varia muito com as actividades.

Eleva-se a 426 512 o número de colectas, distribuídas por grande número de actividades. Compete aos dois grandes grupos de vendedores ambulantes e mercadores de vinho cerca de um quinto, ou 92 000, números redondos.

A seguir dá-se uma lista de certas actividades, que, de modo geral, compreende as de maior número de colectas:

(ver quadro em imagem)