A indústria melhorou a sua contribuição para o erário em cerca de 524 contos. Como se disse o ano passado, é possível alargar a receita; a indústria necessita de ser reorganizada. Há grande número de indústrias com base no álcool, e enquanto este não for obtido em condições de preço aceitáveis não será possível desenvolvê-las.

Cerveja Também aumentou o imposto derivado da indústria da cerveja, que contribuiu com mais 1038 contos. A produção da cerveja encontra-se localizada em Lisboa e Porto e em menor escala em Coimbra e Funchal.

Seguros Atingiu quase 24 000 contos o imposto sobre a indústria dos seguros. Melhorou com ma is 88U coutos em relação n 1953. Tendo iniciado a sua ascensão no fim da guerra, já alcança o índice de aumento de 036, na base de 1938 = 100.

Minas O imposto de minas ainda diminuiu 4727 contos quando se compara com o de 1953. As circunstâncias internacionais influem bastante na actividade mineira, que depende essencialmente da procura externa. Traduzido em valores reais, deve aproximar-se do de 1938, ano em que rendeu 4460 contos. Atingem 407 000 contos as receitas provenientes do tabaco, incluindo no conjunto os direitos aduaneiros, a indústria e venda e a participação do Estado em lucros e rendas de imóveis e fábricas.

Discriminam-se para alguns anos as receitas totais:

As maiores somas provêm dos direitos aduaneiros e da indústria e venda de tabaco, bastante mais nos primeiros, em que, como se viu, ultrapassaram a quantia de 250 000 contos.

Nos últimos dois anos a receita total tem-se mantido um pouco superior a 400 000 contos.

Desapareceram os aumentos sensíveis que caracterizaram anos anteriores.

Origem do tabaco Apesar de clamores do ultramar no sentido de maiores importações de tabaco de Angola e Moçambique e de exemplos que comprovam as grandes possibilidades das duas grandes províncias nesta matéria, são diminutos os números que assinalam as suas exportações para a metrópole.

Continuam a ser os Estudos unidos os grandes fornecedores do mercado nacional, como se mostra no quadro seguinte:

As duas províncias ultramarinas de Angola e Moçambique enviaram apenas 370 t de tabaco, no valor de pouco mais de 4000 coutos.

Conhecem-se as excelentes condições de produção tanto numa como noutra província e a boa qualidade do tabaco lá manipulado sob a forma de cigarros e outras.

Não há razão que justifique a pequenez das exportações de tabaco em folha ou até de cigarros para a metrópole.