«Ver tabela na imagem»

É de notar que no conjunto se manteve, em relação a 1953, a influência de cada um dos três grandes agrupamentos. Ás percentagens para os últimos anos são as que seguem:

«Ver tabela na imagem» Não é fácil subdividir por fins - pessoal, material e encargos - as despesas pagas. Mas a contabilidade pública pode dar as cifras, traduzidas em percentagens, da repartição das despesas orçamentadas, devendo notar-se que na penúltima rubrica há também despesas inerentes a pessoal. A repartição é a seguinte:

«Ver tabela na imagem»

Nota-se que o pessoal consome um pouco mais de 50 por cento das despesas e que em encargos e serviços - grande parte poderia ser atribuída a pessoal - se incluem 23,1. O material e a dívida pública utilizam o restante da despesa, visto quase não ter significado financeiro a rubrica «Anos económicos findos». A dívida pública, em relação ao total, desceu ligeiramente em 1954.

Excessos das receitas ordinárias sobre idênticas despesas Os excessos das receitas ordinárias constituem o amparo do orçamento das despesas extraordinárias.

São bastante volumosas, em geral, e atingiram 1222 128 contos em 1954, menos do que no ano anterior.

Os números que seguem mostram os excessos das receitas desde 1938:

Milhares de contos

1951 .................. 1 109,4

Estas cifras devem ser comparadas com as despesas extraordinárias. No respectivo capítulo se farão alusões à sua utilidade, isto é, às obras ou objectivos por elas financiados.

Ver-se-á que a sua existência reduziu consideràvelmente o recurso ao empréstimo, no caso de se terem realizado todas as obras e outras despesas incluídas no capítulo. É natural que alguns dos excessos representassem de facto despesas ordinárias. E, no caso de ser feita a reforma a que se aludiu acima, os excessos das verbos ordinárias tenderão a diminuir. A maior valia de 63 255 contos indicada pela» contas neste grande capítulo orçamental provém essencialmente de aumentos substanciais nos serviços da dívida pública e da Presidência do Conselho. As diminuições na representação nacional e classes inactivas não são de importância, como se nota a seguir:

«Ver tabela na imagem»