Pode dar-se uma súmula do destino do crédito industrial concedido pela Caixa nos números seguintes:

(ver quadro em imagem)

Grande parte é utilizada nas indústrias transformadoras. Destas têm maior percentagem as da electricidade - produção, electromecânicas e mais. As químicas, de construção civil e têxteis vêm a seguir. O saldo reparte-se por grande variedade de indústrias, e entre elas têm relevo as de metais, papel, gráficas, vidros, alimentação, turismo e outras.

Passivo No passivo da Caixa Nacional de Crédito a única rubrica saliente é a da conta corrente com a Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência. O resto são fundos de reserva ou contas em liquidação.

No quadro seguinte indica-se, em sumário, o passivo:

(ver quadro em imagem) Têm vindo a subir os fundos de reserva, que atingiram 212 055 contos em 1954 - um aumento de 9176 contos. No quadro seguinte mostra-se a discriminação do fundo de reserva:

Contos

Crédito Agrícola Mútuo ........ 47 803

Os fundos de reserva são constituídos, anualmente pelos próprios lucros da Caixa Nacional de Crédito e têm vindo a ser formados desde a sua instituição. Dada a natureza das operações, o reforço dos fundos de previsão mantém-se em cifra alta. Os subsídios do Estado à Caixa Geral de Aposentações foram de 289 590 contos e os do Montepio dos Servidores do Estado arredondaram-se em 39 000 contos.

Caixa Geral de Aposentações Aproxima-se de 400 000 contos a despesa total da Caixa Geral de Aposentações. Em grande parte é proveniente do subsídio do Estado.

Como se notará adiante, as receitas deste organismo atingiram quase 400 000 contos em fins de 1954. Destes, perto de 74 por cento provêem das receitas gerais do Estado sob a forma de subsídio, como se indicou.

O número de aposentados, divididos pelas diversas classes, distribui-se como segue: O número do aposentados havia sido de 34 708 em 1953.

A origem das receitas consta do quadro que segue, em contos:

(ver quadro em imagem)

As quotas e indemnizações aumentaram, pelas razões conhecidas, e devem subir mais nos próximos anos, em resultado da modificação nas taxas de desconto. Assim, a percentagem do subsídio do Estado decresceu ligeiramente. Os fundos de reserva elevaram-se a 298 282 contos - um aumento de 35 656 contos relativamente ao ano anterior. O número de funcionários inscritos na Caixa Geral de Aposentações já atinge 154 062, mais 5217 do que em 1953.

A sua discriminação é a seguinte:

Montepio dos Servidores do Estado Ainda aumentou este ano o subsídio do Estado para o Montepio. O quantitativo das quotas manteve-se.

No quadro seguinte dá-se a origem da receita do Montepio dos Servidores do Estado:

(ver quadro em imagem)