(ver quadro em imagem)

(a) Passou a figurar na Direcção-Geral da Assistência (estabelecimentos hospitalares).

As verbas maiores referem-se ao Instituto Superior de Higiene e ao Hospital Joaquim Urbano. Nb primeiro têm sido professados diversos cursos sanitários, mas a sua instalação continua deficiente.

Pessoal de saúde O fenómeno da concentração do pessoal de saúde nas principais cidades continua a acentuar-se. Muitos centros provincianos lutam com falta de pessoal sanitário.

O problema está a agravar-se com a construção de novos hospitais, sobretudo nos pequenos centros.

Ora não faz sentido que a ocupação sanitária, por meio de instalações adequadas, sofra da falta de pessoal suficientemente instruído. O problema terá de ser visto à luz de necessidades urgentes.

Um quadro habitualmente publicado no parecer dá ideia da distribuição de médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, por distritos.

(ver quadro em imagem)

Note-se a importância dos distritos de Lisboa e Porto, que concentram mais de metade do total de médicos, enfermeiros e auxiliares. Repare-se também na pequenez das cifras de certos distritos, com elevada população dispersa ou concentrada. O distrito de Bragança não tem cem médicos.

Assistência pública Continua a ser nos hospitais, com um total de 131 800 contos, onde se dão os maiores aumentos de despesa. O salto em relação a 1953 foi de 12 294 contos. Destes, 12 000 contos já pertencem ao Hospital de Santa Maria. Embora houvesse algumas menores valias em certas rubricas, como «Outras modalidades de assistência» (3314 contos), «Encargos com a assistência aos funcionários civis tuberculosos» e «Assistência à família», o conjunto ainda deu o aumento de mais de 22 000 contos.

Os problemas da assistência são complexos e requerem estudo. Parece que devia haver melhor ligação com os serviços dependentes do Ministério das Corporações e Previdência Social. Aludiu-se acima à subida na percentagem das verbas da assistência e saúde pública, que já representam metade do total do orçamento do Ministério do Interior.