Em 1938 a despesa da assistência foi de 76 OO0 contos, que devem ser comparados com 314 000 contos, números redondos, em 1954. Haverá que introduzir uma pequena correcção de menos de meia dúzia de milhares de contos relativamente ao Hospital de Santa Marta, com despesa orçamentada naquele ano no Ministério da Educação Nacional.

O desenvolvimento da despesa é, por isso, bastante interessante e digno de registo. No quadro seguinte mostra-se a distribuição:

(a) Os encargos com a «Assistência a crianças débeis e «Crianças anormais» passaram a figurar na rubrica «Assistência na Idade escolar e na juventude»

(b)Passou a constituir encargo da Direcção-Geral de Saúde (outros organismos especiais de sanidade). Nesta importância está Incluído o montante de 4:400.000 $, como subsidio ao Fundo de Socorro Social (n.º 16.º do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 39 060, de 29 da Dezembro de 1952).

(d) inclui subsídios para os hospitais escolares do Lisboa (Santa Maria, 13000 contos) e Porto (S. João, 200 contos).

(e) Nova Inscrição para manutenção de escolas criadas ao abrigo do Decreto-Lei n.º 38 984, de 28 de Agosto do 1952.

Despesas extraordinárias Inscreveram-se e gastaram-se 2000 contos para compra de armamento e outro material de defesa e segurança pública. A despesa total do Ministério do Interior foi. pois, de 690 237 contos.

Novos hospitais Tratou-se acima dos progressos realizados em matéria de hospitais sub-regionais.

Na verdade, nos últimos anos, estabeleceu-se uma rede de pequenos hospitais em muitos concelhos, com número variável de leitos, quer construindo de novo, quer melhorando e adaptando o que já existia.

As verbas necessárias saíram de dotações orçamentais e de comparticipações do Fundo do Desemprego.

Gastaram-se até agora cerca de 80 000 contos em construções e um pouco mais de 17 500 em equipamento, distribuídos como segue:

O problema que agora aparece é o de completar a rede de hospitais regionais, pelo menos os das cidades mais populosas e em piores condições. Há alguns que podem sofrer remodelarão adequada.

Em outras localidades haveria que construir de novo.

Também têm sido satisfeitas as exigências de alguns antigos hospitais desprovidos até há poucos anos dos equipamentos necessários.