O total da despesa dos serviços externos consta do quadro seguinte:

(ver quadro em imagem)

Notam-se aumentos substanciais em relação a 1953. Os mais importantes são em material, assim divididos:

Em contos

Construção do edifício no Rio de Janeiro .............. + 5 609

Mobiliário para embaixadas e legações ................. + 1 970

Continua o programa de arranjo ou valorização das embaixadas e legações portuguesas. Em 1954 gastou-se o seguinte:

Em contos

Mobiliário:

Ainda há a acrescentar, pela rubrica «Material», mais 800 contos na conservação da Embaixada de Londres. A diminuição que se deu na Direcção-Geral dos Negócios Económicos e Consulares é mais aparente do que real, dada a transferência da verba das Casas de Portugal para a Presidência do Conselho.

Os números para 1953 e 1954 são os mencionados no quadro seguinte:

(ver quadro em imagem)

Apenas se nota ligeira subida em «Outros encargos». Já se verificou no exame da despesa do Ministério que o aumento foi maior do que o mostrado nas contas por não se inscreverem este ano as dotações das Casas de Portugal em Paris, Londres e Nova Iorque. A diminuição nesta Direcção-Geral provém deste facto.

Despesas extraordinárias A verba que aparece too os anos no orçamento das despesas extraordinárias do Ministério dos Negócios Estrangeiros refere-se à protecção a refugiados. Subiu de 2481 contos, em 1953, para 2853 contos, em 1954. As despesas totais do Ministério das Obras Públicas, considerando apenas o Orçamento Geral do Estado, arredondaram-se em 848 000 contos em 1954.

Subiram tanto as ordinárias como as extraordinárias, como consta do quadro seguinte, expresso em contos:

(ver quadro em imagem)

O aumento maior deu-se nas despesas extraordinárias, que passaram de 493 440 para 526 847 contos. Um quadro geral dá ideia do conjunto das despesas, com a decomposição do destino dos gastos extraordinários:

Contos

Hidráulica agrícola ....................... 116 564

Casas para famílias pobres ................ 1 481

Construções hospitalares no País .......... 2 017

Como se nota, as principais alterações em 1954 deram-se nas despesas dos portos e hidráulica agrícola, sobretudo nesta rubrica, que engloba as obras do Sorraia.

Algumas das dotações usuais estão em declínio, como a dos hospitais escolares. Logo que esteja concluído o do Porto, em adiantamento, ficarão verbas