Direcção-Geral do Fomento Decresceram 2000 contos -números redondos- as despesas desta Direcção-Geral, devido, como atrás se mencionou, a ter sido incorporada a missão técnica de Cabo Verde no Plano de Fomento. Esta transferência para o Tesouro da metrópole reduziu a despesa a 6481 contos, como se nota a seguir:

Direcção-Geral de Fazenda Às despesas são idênticas às de 1953 ou, em números redondos, 5750 contos, assim distribuídos:

O relator das contas tem estado ultimamente em contacto com os serviços desta Direcção-Geral, por ser necessário organizar pela primeira vez o parecer sobre as contas ultramarinas. Pôde assim verificar a urgência de modificações importantes na sua estrutura, que só podem advir de um reforço de pessoal e, por consequência, de verbas.

Com efeito, é nu Fazenda do ultramar que se examinam os orçamentos provinciais e se verificam as contas de gerência e do ano económico. Poderia, além disso, concorrer com maior proveito em funções de fiscalização e até de conselho. A actual parcimónia de meios torna difícil esta útil missão. E is por que se recomenda o estudo cuidadoso do assunto.

Direcção-Geral do Ensino Apenas só deu aumento de algum relevo nos encargos, que atingiram 10 754 contos, como se verifica adiante:

A maior valia nos encargos proveio do reforço do subsídio a missões católicas.

Contribuição do ultramar Cabo Verde e Timor não contribuem, dada a sua situação financeira, para o custeio dos organismos de exclusivo interesse para as províncias ultramarinas.

As restantes províncias reforçaram em 1953 as suas contribuições, com excepção da índia e Macau, que as diminuíram ligeiramente.

E a Junta das Missões Geográficas e de Investigações do Ultramar que consome cerca de metade da verba total. O restante subdivide-se, com verbas relativamente avultadas, pelo Instituto de Medicina Tropical, Hospital do Ultramar, Agência-Geral do Ultramar e outros organismos de menor consumo, mas de importância para as províncias ultramarinas.

No quadro que segue dão-se as contribuições e o seu destino: As despesas ordinárias e extraordinárias do Ministério da Educação Nacional continuam a aumentar, tendo atingido 563 755 contos. Destes, 551 255 contos pertencem a despesas ordinárias e representam um