Convém recordar que nas verbas se contam laboratórios e outros instituto" que delas dependem, excepto nas relativas a 1954. As dotações dos institutos de investigação e ensino são baixas, como já se assinalou. O aumento na despesa desta Universidade em relação a 1953 anda à roda de 290 contos e deu-se especialmente no Instituto Superior Técnico. Os outros, com

excepção do Instituto Superior de Agronomia, onde a despesa diminuiu, mantiveram o gasto de dotações idênticas às do ano anterior, como se nota na tabela seguinte:

Houve ligeira melhoria nas despesas do material e diminuíram as relativas a pagamento de serviços e encargos. E por estas duas dotações que 'se liquidam as despesas de laboratório e investigação. São bastante diminutas para as necessidades dos institutos, na hipótese de se pretender organizar convenientemente a investigação científica e tecnológica, o que parece ser uma grande necessidade no momento actual. A instrução artística utilizou 19 033 contos - mais cerca de 776 contos do que no ano anterior. Houve decréscimos nalgumas verbas e aumentos importantes noutras. A seguir publica-se um resumo da despesa:

Diminuiu a despesa dos museus, subiu ligeiramente a das escolas e academias, foi sensivelmente igual a do Conservatório Nacional, desceu a dos arquivos e bibliotecas e, finalmente, elevou-se bastante a dos teatros nacionais. A despesa do Teatro D. Maria II desceu, pois passou de 533 contos para 619 contos; a do Teatro de S. Carlos continuou a aumentar, subindo de 7226 contos para 8995 contos - mais 1769 contos.

A receita deste Teatro também diminuiu entre 1953 e 1954, pois passou de 2433 contos para 2327 contos. Conforme as contas, o saldo negativo foi pois de 6668 contos. Havia sido de 4793 contos em 1953.

S. Carlos consumiu em 1954 um pouco menos de metade de toda a despesa com a instrução artística, incluindo escolas, academias, Conservatório, arquivos

e bibliotecas e teatros. Abatendo as receitas acima mencionadas de 2327 contos, ainda a despesa representa uma percentagem importante - da ordem dos 35 por cento. Nos últimos anos os resultados da exploração de S. Carlos constam do quadro seguinte; Houve diminuição de cerca de 200 coutos na despesa das bibliotecas e arquivos, o que na verdade é de surpreender, dadas as necessidades urgentes de muitos. Somou 3292 contos, em vez de 3512 contos em 1953. Distribuiu-se como segue:

Dadas as exigências apontadas no parecer do ano passado e doutros anos, é de estranhar, repete-se, o decréscimo na despesa.