O Fundo de Exportação e a despesa da Comissão de Coordenação Económica estão incluídos na verba do Gabinete do Ministro.

Assim, o acréscimo entre os dois anos foi da ordem dos 19 000 contos.

154. A despesa deste Ministério tem vindo sempre n crescer, e é para aumento a tendência, visto muitos serviços se acharem insuficientemente dotados e faltar ainda grande parte de um dos pilares fundamentais do progresso económico de um país, que é a investigação tecnológica dos recursos nacionais, tanto no campo agrícola como no industrial. Os índices de produtividade não poderão atingir os valores necessários sem essa investigação. Conviria, pois, tomar medidas no sentido de criar meios que a permitam. A designação de s serviços centrais" aplica-se aos organismos mencionados- no quadro seguinte, que também indica a despesa de cada um em 1954:

A única diferença para mais de algum relevo deu--se no Gabinete, em material, na rubrica "Aquisição de material" (semoventes), que utilizou 692 contos mais do que em 1953. O Fundo de Exportação reduziu a despesa para 35 000 contos. Há compensação desta importância nas consignações de receitas.

Já no parecer do ano passado se explicou a razão do grande aumento na despesa do Gabinete e serviços centrais, derivado da transferência para o Plano de Fomento do saldo do Fundo de Exportação, da ordem dos 120 000 contos.

156. A despesa total destes serviços subiu para 61268 contos - mais 14450 contos do que em 1953.

Pode decompor-se a verba total pelas rubricas mais importantes no quadro seguinte, em contos:

As cifras mostram que o aumento de cerca de 14 000 contos teve lugar inteiramente nos serviços e encargos. Vejamos a decomposição das verbas. O aumento em pessoal foi menor do que 100 contos e não tem significação, como se nota a seguir. Também não houve alteração sensível na despesa de material, que se contém nos dois anos de 1953 e 1954 entre 3819 e 3876 contos.

As verbas mais salientes em 1954 são as das despesas de conservação de imóveis e aproveitamento de material, com 1950 contos nos prédios rústicos e 87 contos nos urbanos.

Impressos, artigos de expediente, produtos químicos e outros materiais destinados a laboratórios têm verbas relativamente altas.

As despesas de material são discriminadas a seguir: Elevou-se bastante a despesa dos pagamentos de serviços e encargos. Quase todo n acréscimo se deu em despesas com a transferência e instalação da Estação Agronómica Nacional.

No quadro seguinte mencionam-se discriminadamente as despesas desta rubrica: