Além do grande aumento na Estação Agronómica, houve maiores valias em outras, que somaram os 14 300 contos acima mencionados.

Receitas As receitas mais importantes dou serviços relacionados com esta Direcção-Geral são:

Em "Diversos" incluem-se receitas para os fundos especiais de fomento na Direcçâo-G-era'1 e para a Estação de (Melhoramento de Plantas, de Elvas.

Há uma rubrica nos encargos que merece referência especial. Diz respeito a comparticipações na construção de silos e nitreiras. Novamente se recomenda o reforço desta verba e a criação de outros incentivos destinados a melhorar os rendimentos do pequeno agricultor. Continuou o aumento da despesa destes serviços, que totalizou 32 869 contos em 1954, comparáveis a 29 717 contos em 1953. A diferença de 3152 contos teve lugar principalmente em pagamento de serviços e diversos encargos e material. As despesas constam do quadro seguinte:

Custo das dependências Convém discriminar as verbas por serviços ou organismos dependentes da Direcção-Geral e compara-las com anos anteriores, de modo a verificar a sua evolução.

Em 1954 os serviços e sua despesa agrupam-se do modo que segue:

Mantém-se a supremacia em gastos dos serviços centrais, que ainda aumentou em 1954 de importância superior a 1000 contos.

Quase todas as outras dependências alargaram a sua despesa, mas foi no Laboratório Central de Patologia Veterinária que se acentuou mais o aumento, e verificar-se-ão adiante os motivos do acréscimo. Inscrevem-se nos serviços centrais mais de metade dos gastos com pessoal, que somou, em 1954, paru todas as dependências cerca de 12 200 contos.

As verbas relativas a estes serviços, discriminadas, constam do quadro seguinte:

A maior parte do aumento destes serviços deu-se nos encargos. Nestes, as verbas mais importantes referem-se a campanhas profilácticas contra a tuberculose, mormo, carbúnculo, raiva, etc. (2373 contos), combate à peripneumonia exsudativa dos bovinos (1483 contos) e participações em cobranças ou receitas (6984 contos). Houve reforço em quase todas elas. A defesa sanitária tem grande importância na vida económica nacional.

Estabelecimentos zootécnicos Nos estabelecimentos zootécnicos há a considerar a Estação Zootécnica Nacional e outros estabelecimentos. O total da despesa foi de 9458 contos e pertencem à Estação Zootécnica Nacional 4932 contos, assim divididos: