As participações de receitas, com 1394 contos na Estação Zootécnica Nacional e 1591 contos nos restantes estabelecimentos, são as verbas maiores. Além destas e das de pessoal, têm também importância as que se referem a solípedes e outros animais.

Receitas As receitas dos fundos, laboratórios e m"is algumas aumentaram sensivelmente em 1904. Podem discriminar-se do modo que segue: A despesa total destes serviços, incluindo a ordinária e a extraordinária, atingiu este ano 78 903 contos, assim repartidos:

Pode avaliar-se do caminho andado pelos serviços florestais examinando o desenvolvimento das suas despesas num longo período. Elas vieram de 11 797 contos em 1936 até 78 903 contos em ]954 - quase sete vezes mais. Deve ser um dos órgãos do Estado com dotações mais aceleradas.

167. No quadro seguinte indicam-se as despesas totais desde 1936:

O aumento de despesa acentuou-se bastante nos dois últimos anos e há tendência para maiores dotações, desde que se intensifiquem os trabalhos de repovoamento florestal, tão necessário.

Foi sempre opinião destes pareceres que esta tarefa se não pode circunscrever à iniciativa do Estado. Têm de ser dados incentivos também à iniciativa particular.

A produção de madeiras e resinas já hoje constitui elemento importante na exportação e pode influir ainda muito mais na balança de pagamentos.

Por outro lado, há largas áreas susceptíveis de serem povoadas, com benéficos efeitos para a gradual erosão, que degrada muitas zonas. E por todas estas razões que se recomenda a i.ntensiiflcaçi1o da obra a cargo destes serviços. Ainda subiram para 28576 contos as despesas ordinárias, que se discriminam como segue:

Nota-se ter o aumento incidido em cerca de 1000 contos sobre o material. A maior parte da despesa com esta rubrica diz respeito a conservação de prédios rústicos. Elevou-se em 1954 a 7800 contos - mais cerca de 300 contos do que no ano anterior. Outra verba de interesse é a relativa a caminhos florestais, que consumiram 2200 contos no mesmo ano. Nos repovoamentos pisei colas despenderam-se 280 contos.

Nos encargos a rubrica mais saliente refere-se ao combate às epifitias e outras pragas florestais imprevistas. A despesa uns dois últimos anos andou à roda de 3200 coutos por ano.

Despesas extraordinárias As despesas extraordinárias inscrevem-se agora na conta do Plano de Fomento.

Para o último anu a despesa pode dividisse do modo que segue:

Verifica-se nas contas que a despesa com a execução de projectos aumentou cerca de 4500 contos no continente e nas ilhas.

Receitas A exploração das matas do Estado produz receitas importantes. As de maior relevo provêm de madeiras e lenhas.