Em 1954 foram as seguintes:

(ver tabela na imagem)

As receitas efectivamente cobradas, inscritas nas receitas gerais do Estado no capitulo «Domínio privado - Participação em lucros» elevam-se, como acima referido, a 19615 contos.

Área arborizada Arborizaram se 9042 há em 1954. Nos últimos anos o trabalho realizado, por distritos, consta do quadro seguinte:

(ver tabela na imagem)

As plantações e replantações efectivadas todos os anos têm importância e já são volumosas, como se nota a seguir para 1954: Não tem sido possível fazer o estudo e a apreciação dos serviços da Junta de Colonização Interna de modo a poderem determinar-se os reflexos da sua acção no desenvolvimento económico das zonas onde a tem exercido, quer pela fixação de colonos em baldios, quer de modo indirecto. Há campo largo para progressos nesta matéria e talvez que pudesse ser aproveitada a experiência deste departamento do Estado num dos mais graves problemas a resolver a norte do Tejo, que é o do emparcelamento de propriedade muito dividida.

Contos

O pequeno aumento nas despesas ordinárias deu-se em pessoal e encargos, como consta dos números que seguem:

Contos

Nas despesas extraordinárias há a considerar 750 contos para estudos e 2279 contos para trabalhos de colonização. Estas despesas fazem parte da conta do Plano de Fomento. Nas restantes a verba de maior interesse refere-se a obras complementares nas colónias agrícolas e outras, num total de 11 811 contos. Os gastos desta Direcção-Geral aumentaram cerca de 1750 contos, mas todo o acréscimo se deu nas despesas extraordinárias, como se nota no quadro seguinte, em contos:

( ver tabela na imagem) Podem dividir-se estas despesas pelos serviços próprios da Direcção-Geral e pelo custo dos serviços geológicos, como segue:

Contos

Reforçaram-se algumas verbas dos serviços geológicos, como as respeitantes a deslocação e ajudas de custo, de modo a intensificar os trabalhos de campo, como necessário, e também se aumentou a verba de publicidade, através da qual se paga a publicação das cartas geológicas. Nas despesas extraordinárias há a considerai o fomento e utilização de combustíveis nacionais, que,