Enquanto a telegrafia nacional mantém cobranças que se não afastam muito da média indicada e a internacional varia muitas vezes com acontecimentos alheios à actividade interna, os telefones aumentam sempre a sua receita; no último ano o acréscimo atingiu cerca de 14 047 contos. Todas as operações postais tiveram acréscimo nas receitas, mas foi ainda na verba de selos que se deu o maior aumento - mais 6263 contos do que em 1953. Parece estar também a desenvolver-se a receita das avenças postais e máquinas de franquiar, pois o aumento em 1954 subiu a 2201 contos, quando não passara de pouco mais de 1500 contos no ano anterior. No conjunto das receitas dos correios, telégrafos e telefones os serviço» postais concorrem com mais de metade, cerca de 52 por cento. É em grande parte o seu desenvolvimento que permite o equilíbrio das contas.

No quadro seguinte indica-se a origem das receitas, com as variações relativas a 1953:

(ver tabela na imagem)

Ao acréscimo das receitas dos serviços postais corresponde naturalmente o da venda de valores, como selos e bilhetes-postais e selos de porte. Somados por anos, as quantidades, importância e valores unitários constam do quadro seguinte:

(ver tabela na imagem) Novamente diminuiu a receita da telegrafia, que desceu para 43 360 contos - menos 7612 contos do que em 1953. A maior baixa deu-se na receita da telegrafia internacional, como se verifica adiante: Á receita total dos telefones atingiu 180311 contos, que provierem quase inteiramente do serviço nacional, como se nota a seguir:

(ver tabela na imagem)

Se for considerado que em 1949 o rendimento dos telefones não ia além de 105 600 contos e que o serviço nacional rendera menos de 98 000 contos, Ter-se-á ideia do caminho andado.

No quadro seguinte dá-se conta a evolução dos postos telefónicos do Estado e de particulares.

(ver tabela na imagem) Novamente diminui a receita da telegrafia, que desceu para 43 360 contos - menos 7612 contos do que em 1953. A maior baixa deu-se na receita da telegrafia internacional, como se verifica adiante:

(ver tabela na imagem)

Receitas totais Os serviços postais continuam na posição de realce, em matéria de produção, de mais de 50 por cento das receitas e os serviços telefónicos vêm a tomar um lugar de relevo cada vez maior. Verifica-se nas cifras das receitas e respectivas percentagens adiante publicadas que os serviços postais e a telefonia juntos perfazem mais de 90 por cento do total.

(ver tabela na imagem)