Assim as despesas extraordinárias propriamente ditas, quer dizer, referentes ao ano de 1954, somaram l 200 680 contos. Foram acrescidas com 25 531 contos relativos à Lei n.º 2050, gastos em obras em curso de hidráulica agrícola, e mais 333 104 contos, repartidos por vários destinos, correspondentes ao Plano de Fomento.

Despesas por Ministérios A compilação das despesas por Ministérios, expressa no quadro publicado a seguir, permite ter uma ideia da sua repartição orçamental:

As despesas extraordinárias comparadas com as dos anos anteriores Dada a importância das despesas extraordinárias no Orçamento Geral do Estado, convém conhecer n sua evolução. Adquiriram grande influência no orçamento logo após o começo da guerra, mas nos anos que seguiram à paz, a partir de 1946, o seu valor aumentou, sobretudo com a subida do índice de pregos.

No quadro abaixo transcrito as despesas extraordinárias desde 1940 são expressas em escudos do ano, de 1938 e de 1904, de modo a ter melhor compreensão do seu desenvolvimento:

Nota-se um período de euforia, que terminou abruptamente em 1949.

Medidas em escudos de 1954, as despesas extraordinárias de 1946-1949 avizinham-se ou ultrapassam 2 000 000 de contos. É no Ministério das Finanças que se inscreve u maior parte das despesas extraordinárias. Neste ano atingiram 671 904 contos, ou cerca de 43 por cento do total. Os orçamentos dos Ministérios das Finanças e das Obras Públicas contêm perto de l 200 000 contos, mas as verbas do primeiro são destinadas a fins que dizem respeito a outros Ministérios, como o da Defesa Nacional, e a diversos financiamentos.

Publica-se a seguir a divisão dos totais das despesas extraordinárias orçamentadas e pagas:

Adiante se apreciará o significado de cada rubrica com o seu destino.

Origem das receitas que pagaram as despesas extraordinárias Já se notou acima a importância dos excessos de receitas ordinárias sobre idênticas despesas e se calculou em 75 por cento, no ano de 1954, a sua comparticipação no pagamento das despesas extraordinárias. Em 1953 essa comparticipação fora ainda maior-cerca de 82 por cento.

Nos últimos anos, como se verificará adiante, a conta dos excessos de receitas ordinárias tem mostrado sempre percentagens bastante altas.