perfeita ou sob ia forma de concessão, não deve ser motivo de demoras ou atrasos. Em simultaneidade com os estudos definitivos e convenientemente orientados por especialistas de reconhecido e indiscutível mérito, devem ser adaptados ao uso de processos de exploração de maior produtividade do que os actuais.

O projecto em si mesmo é eminentemente valorizado pelas facilidades que poderá oferecer para a fixação de Larga parcela de famílias brancas com emprego na direcção agro-pecuária ou simplesmente agrícola e nos diversos misteres subsidiários de explorações desta natureza, sem esquecer os comércios e pequenas indústrias susceptíveis de desenvolvimento. Os problemas das províncias de Gabo Verde e da Guiné, ligadas estreitamente por elos de vizinhança, necessitam de ser vistos à luz de suas possibilidades internas - nas aptidões dos povos que as habitam e nos elementos de natureza potencial que encerram.

Gabo Verde é pobre em recursos materiais, mas rica de posição geográfica, no meio do Atlântico Sul, como base naval e aérea. Estudos recentes parecem demonstrar que os seus recursos materiais não são tão pequenos como à primeira vista se poderá depreender da aridez dos seus morros ou da secura de alguns dos solos em certas épocas do ano. A natureza foi avara na distribuição de potencialidades económicas, mas não as negou definitivamente. O esforço do homem pode suprir aquilo que as condições naturais só com dificuldade cedem.

As recentes medidas tomadas no sentido- de dar vida ao porto de S. Vicente, as possibilidades do Aeroporto do Sal como escala para a América do Sul e até da África Central e do Sul para a América do Norte, em conjugação com o Aeroporto da Guiné, como já foi sugerido em pareceres das contas, os trabalhos hidroagrícolas em curso, as captações de águas em algumas ilhas, a própria intensificação de plantações de café e outras, onde for possível, e a exploração de alguns recursos industriais são elementos que auguram dias mais felizes à província.

As aptidões da sua população já hoje são utilizadas noutras províncias ultramarinas, o que ajuda não só a economia interna, mas também a de zonas portuguesas a lutar com a falta de mão-de-obra. A Guiné pode ter melhor vida do que tem agora, não só por ser povoada por gente industriosa e activa, mas também por ter condições agrícolas que parece serem de molde a produzir muito mais do que actualmente. Alguns dos seus serviços precisam de ser reorganizados, e no texto faz-se alusão às linhas mestras que devem presidir a algumas reformas.

Precisa-se de actualizar a estatística e também as contas, porque são a base da sua vida financeira e económica.

Confia-se em que estes dois problemas serão tomados com atenção e que será feito um esforço sério no sentido de em próximos pareceres poderem ser colhidos elementos que permitam melhor juízo sobre a sua actividade financeira e económica.

A situação em S. Tomé e Príncipe S. Tomé e Príncipe, por várias vezes e em vários anos, amparou com suas exportações a balança de pagamentos da Nação. Um esforço meritório e tenaz conseguiu formar sob o equador uma unidade produtiva de grande projecção, até, em certos anos, com grande valor intrínseco.

Ainda não está completa a obra da sua consolidação e o problema urgente que aparece no horizonte do seu futuro é o de melhores vias de comunicação e de melhores estradas a ligar os pontos importantes das duas ilhas. Não se fará crítica à obra do passado. Têm de se compreender as circunstâncias difíceis dos que lá trabalham, mas não faz sentido que ainda esteja para realizar um dos fundamentos da actividade económica da província.

Não parece ser difícil a sua execução. Há necessidade de desviar para esse fim maiores verbas e estabelecer um plano de realizações escalonadas por certo número de anos, com critério de economia e durabilidade.

A Índia e suas possibilidades Ao examinar as questões relacionadas com as províncias do Oriente, tão longe da Mãe-Pátria e tão perto do coração de todos os portugueses e até dos seus descendentes, como se provou com a espontânea solidariedade do Brasil na recente tentativa de arrancar ao florão nacional a preciosa jóia da índia Portuguesa, o relator das contas sente a sua incapacidade por não poder dar mais largos informes sobre as suas condições de vida financeira e económica - que uma está ligada à outra.

Já se explicaram algumas razões. A própria extensão do parecer, se outras não houvesse, e o curto lapso de tempo em que tem de ser escrito e organizado impedem largos comentários sobre todas as províncias ultramarinas.

Conviria, porém, que no futuro fosse seguido o método agora usado de dar mais informes e apreciar mais detidamente aspectos na verdade interessantes da actividade destas províncias. A crise da índia trouxe ao conhecimento de muitos na metrópole o valor do seu potencial económico - os minérios de ferro e manganês, as possibilidades dos seus solos ricos e as reservas em madeiras de suas florestas. A última guerra revelou Macau como um oásis do Oriente, onde se acolheram foragidos de raças di-

1 Ver Parecer das Contas Gerais ao Estado, 1944, p. 144 (separata).