As condições gerais da província de Cabo Verde sempre se circunscreveram a uma mediania modesta, consequência da pobreza da sua economia agrícola e de pequenos desenvolvimentos de natureza industrial. Esforços recentes no sentido de modificar certos aspectos das suas aptidões agrícolas e a possibilidade de dar nova vida ao porto de S. Vicente permitem esperar melhores dias para o futuro.

Comércio externo O comércio externo, representado pela balança comercial, é tradicionalmente negativo e a balança de pagamentos tem sido sempre auxiliada pela reserva de invisíveis provenientes de emigrantes no estrangeiro ou noutras províncias portuguesas. A posição cambial mantém equilíbrio, com pequenos saldos positivos em 1953 e 1954.

Pode exprimir-se o comércio externo pelos números seguintes, em milhares de contos:

(ver tabela na imagem)

Apenas em 1953 se obteve o saldo de cerca de 21 000 contos.

O comércio externo da província é influenciado pela importação e exportação de combustíveis líquidos, fornecidos à navegação no porto de S. Vicente. Em 1954 os óleos combustíveis representam perto de 702 000 t e 395 000 contos na exportação e de 723 000 t e 336 000 contos na importação.

Devem ser corrigidos os números, se se pretender uma ideia exacta do comércio externo, com os relativos à importação e exportação de combustíveis líquidos fornecidos nos portos. Assim, a capitação do comércio externo, tanto do que se importa como do que se exporta, não tem significado idêntico ao de outras províncias.

No entanto, dão-se as cifras:

(ver tabela na imagem)

As cifras mostram a influência do movimento do porto de S. Vicente em matéria de fornecimentos à navegação.

Capitação das receitas e despesas A capitação das receitas e despesas pode dar elementos mais seguros para a avaliação de capacidade financeira da província, embora os serviços autónomos desvirtuem um pouco as cifras.

No quadro seguinte inscrevem-se as capitações das receitas e despesas ordinárias:

(ver tabela na imagem)

As cifras mostram a influência do movimento do porto de 8. Vicente em matéria de fornecimentos à navegação.

Com excepção da Índia, Timor e Guiné, a capitação da receita ordinária é das mais baixas, outro tanto acontecendo nas despesas ordinárias. Os números-índices para Cabo Verde, como aliás para as restantes províncias ultramarinas, mostram a importância das consignações de receitas - em constante aumento depois de 1938, como se nota no quadro a seguir.