A verba mais importante (1004 contos) refere-se ao empréstimo de 10 000 contos (Banco Nacional Ultramarino), hoje reduzido a 4601 contos. A despesa do Governo da província e representação nacional compreendeu em 1954 o seguinte:

Contos

604

As verbas mais salientes no Governo da província em 1904 são as de pessoal (161 contos) e material (279 coutos). A verba de material diz respeito à aquisição de móveis (239 contos). As classes inactivas consumiram 2348 contos, divididos por pensões de reforma e pensões de aposentação. A maior parte da despesa é paga na metrópole.

Administração geral e fiscalização Como se verificou, o gasto total deste capítulo foi da ordem dos 8285 contos - mais 362 contos do que no ano anterior.

Pode discriminar-se do modo seguinte:

(ver tabela na imagem)

As duas verbas mais salientes - as da instrução e da saúde públicas - parece necessitarem de ser reforçadas, e, dados os esforços feitos ultimamente no sentido de aproveitamento de recursos agrícolas, haveria vantagem em estudar a melhor forma de difundir o ensino desta matéria. As verbas de instrução referem-se ao ensino liceal, à inspecção escolar, a escolas primárias e postos escolares.

Serviços de Fazenda

(ver tabela na imagem)

A verba de pessoal consome aproximadamente 3500 contos. Não é avultada a despesa destes serviços, que têm grande importância na vida da província. Foi de 6365 contos em 1954, assim divididos:

(ver tabela na imagem) 0 que mais conta nas obras públicas é a despesa de conservação de imóveis, que se avolumou bastante este ano. Foi de 2029 contos, no total de 2602 contos. A verba de pessoal arredonda-se em 219 contos e a de material em 2369 contos. Os correios, telégrafos e telefones, com a despesa total de 3107 contos, têm orçamento privativo. Já se indicaram as receitas no respectivo capítulo. É francamente baixa a dotação dos serviços agrícolas, florestais e pecuários, com apenas 553 contos.

Dadas as necessidades da província, é de vantagem dotar melhor estes serviços.

Incluem-se em despesas extraordinárias algumas verbas para fins de fomento agrícola e florestal e foi estabelecido um plano de recuperação económica, financiado pela metrópole de couta da província. É pois de esperar melhoria substancial nos rendimentos num futuro próximo. A despesa total destes serviços sobe a 1736 contos, que se subdividem assim:

A verba mais importante respeita ao Fundo de Defesa Militar (538 contos) e a pessoal. A despesa de 1561 contos relativa a estes serviços - mais 66 contos do que no ano anterior - refere-se à capitania dos portos e serviços de farolagem e semafóricos. Também se inclui neles o lugre Senhor das Areias, com encargos da ordem dos 546 contos.

Encargos gerais