Comércio externo A estatística nesta província ultramarina está desarticulada e necessita de remodelação, de modo a poderem ser apreciados, pelo menos, os índices mais importantes da sua vida económica.

Não é possível fazer o exame comparativo das importações e exportações, visto que, no dizer da própria conta de gerência e exercício, "o atraso com que são elaborados os elementos estatísticos impede-nos de fazer esse trabalho".

Assim, apenas se poderão utilizar alguns dados fornecidos por outra entidade oficial relativos ao comércio externo de anos anteriores a 1950.

Esses elementos são, em milhares de contos:

(ver tabela na imagem)

Para o triénio 1952-1954 há apurados os valores de exportação, que andaram à roda de cifra um pouco superior a 180 000 contos, com um máximo de 188 000 contos em 1952 e um mínimo de 180 000 contos em 1953. Em 1954 a exportação deve aproximar-se de 186 000 contos.

Não é possível, dada a falta de elementos no período 1950-1954, calcular a capitação do comércio externo.

Em todo o caso, podem dar-se os números até ao primeiro daqueles anos. São os seguintes:

Capitações em escudos

(ver tabela na imagem) A evolução das receitas e despesas ordinárias desde 1938 é dada adiante.

A população também aumentou substancialmente neste período. Com base nos números de umas e outras, pode calcular-se a capitação para os diversos anos.

No quadro a seguir indicam-se os números aproximados, em escudos:

(ver tabela na imagem)

A capitação das despesas acompanhou de perto a das receitas. Note-se, numa comparação com Cabo Verde, que ambas são inferiores às daquele arquipélago. Em 1954 a soma dos impostos directos e indirectos arrendonda-se em cerca de 62 por cento do total das receitas ordinárias, correspondendo 34 por cento nos directos. As percentagens mantiveram-se quase constantes a partir do fim da guerra, tendo os impostos indirectos tendência para descer.

Mas as consignações de receitas, como, aliás, em todas as outras províncias, tendem a aumentar. Passaram de 7 por cento em 1938 para 26 por cento em 1954.

Os outros capítulos têm bem menos influência no conjunto das receitas, e, à parte o das taxas, que no fim da guerra melhorou bastante, os restantes indicam percentagens bastante pequenas, inferiores quase sempre a 5 por cento.

A economia da província, tal como se deduz de um rápido exame das suas receitas no período considerado, mostra lenta ascensão.

Parece que poderia ser mais rápido o progresso, dadas as condições naturais do seu território.

O quadro seguinte dá a ideia da comparticipação dos diversos capítulos orçamentais no conjunto das receitas ordinárias, desde 1938:

(ver tabela na imagem)