Receitas extraordinárias em 1954 As receitas extraordinárias subiram em 1954 a 40 788 contos. A sua origem foi a seguinte:

Saldos de anos económicos findos ... 200

40 788 No intuito de esclarecer tanto quanto possível a vida financeira da província, apuraram-se as despesas extraordinárias no longo período de dezasseis anos, e publicam-se a seguir os resultados para exercícios financeiros alternados até 1950 e para todos os anos a partir deste:

(ver tabela na imagem)

A comparação destas despesas com as receitas extraordinárias publicadas acima mostra que se acentuou o recurso ao empréstimo a partir de 1950. Só depois dessa data se torna possível discriminar o que foi gasto por conta de empréstimos e o que proveio de outros recursos, como saldos de anos económicos findos e mais.

Não é por isso satisfatório o estado das contas até àquela data.

No caso do exercício de 1954 as despesas extraordinárias podem apresentar-se do modo seguinte:

Plano de Fomento:

Plano de estradas ........ 1 979

Estudos e projectos ...... 21

A classificação das despesas não corresponde ao critério seguido na metrópole e pode dar lugar a confusões. Edifícios podem ser incluídos em despesas ordinárias, assim como a despesa normal de estradas e os estudos e projectos.

Numa futura reforma terá de ser seguido o preceito constitucional.

As despesas foram pagas por empréstimos, lucros de amoedação, saldos de anos económicos findos e recursos em receita ordinária.

Parece que uma das necessidades mais urgentes na Guiné é uma eficaz rede de comunicações, facilitada por possibilidades de navegação dos seus rios. A construção de pontes no Geba, Combal e Cacheu há-de facilitar essas comunicações. Mas um plano de conjunto, tendente a harmonizar as possibilidades de navegação dos rios ligadas a uma rede de estradas, parece ser uma necessidade urgente.

No quadro adiante publicam-se as receitas e despesas extraordinárias:

(ver tabela na imagem)

Serviços autónomos Há na província dois serviços autónomos independentes da fazenda: o porto de Bissau e a Administração dos Correios, Telégrafos e Telefones. Nas contas de gerência e exercício estão discriminadas com certo pormenor as contas do porto de Bissau. É assim possível dar uma resenha da sua vida financeira nos dois últimos anos.

(ver tabela na imagem)

A elevação do saldo entre 1953 e 1954 resultou da criação de novas taxas pela utilização da nova ponte-