A província de S. Tomé e Príncipe, quase sob o equador, tem atravessado situações prósperas e de crise e luta agora, como no passado, com os problemas do clima e de mão-de-obra. Fez-se um esforço meritório no sentido de tornar salubres algumas zonas, especialmente as do litoral, de defesa e prevenção da doença.

Comércio externo Vive quase exclusivamente da produção agrícola, do cacau e, em menor grau, de oleaginosas e café.

O comércio externo variou bastante com as cotações internacionais e pode exprimir-se nos seguintes números, para os períodos anterior e posterior à grande guerra, em contos:

(ver tabela na imagem)

Tem sido sempre substancial o saldo da balança do comércio, como indicam os números.

A população, que era de 59 193 habitantes em 1938, decresceu ligeiramente no longo período até 1954. Neste ano diminuiu para 57 664. Deste facto resultou que a capitação do comércio externo se desenvolveu mais do que em outras províncias. Traduz-se nos números seguintes:

Capitações do comércio externo

(Escudos)

(ver tabela na imagem)

Receitas e despesas ordinárias A capitação das receitas e despesas ordinárias, pelas razões apontadas, também aumentou apreciàvelmente no período considerado: nas primeiras atingiu 1.025$ e nas segundas alcançou 720$, em 1954.

As cifras são as que seguem:

Capitações das receitas e despesas

(Escudos)

(ver tabela na imagem)

Nota-se grande diferença entre as capitações das receitas e despesas.

Ver-se-á que deu lugar a desafogo financeiro, no período considerado, apenas assombreado num ou noutro ano. Em 1938 as receitas ordinárias de S. Tomé e Príncipe eram da ordem dos 13 518 contos; somaram 59 111 contos em 1954. A sua evolução pode ler-se no quadro seguinte:

(ver tabela na imagem)

O aumento foi substancial, ainda que se considere a desvalorização da moeda. Embora os números mostrem uma baixa em 1952, o quantitativo de 1954 é o maior atingido até agora, quando medido em valores da moeda do ano.

Evolução das receitas ordinárias Há irregularidade na comparticipação dos diversos capítulos orçamentais nas receitas ordinárias. Assim, os impostos directos, que em 1948 e 1950 apenas com-