Subsídio para renda de casas......... 628 Nus quotas-partes inclui-se o Instituto de Medicina Tropical, o Hospital do Ultramar (200 contos), o Depósito de Tropas do Ultramar (137 contos) e outras.

Em subsídios ha grande número de pequenas verbas, como o subsídio à Santa Casa da Misericórdia de S. Tomé (140 contos), à Escola de Artes e Ofícios (150 contos), ao ensino liceal particular (200 contos) e mais.

As restantes verbas falam de per si. Conviria, contudo, discriminar as despesas eventuais. A dívida da província, como se viu no capítulo das despesas ordinárias, é pequena. Limita-se actualmente ao recebido (12 000 contos) por conta do empréstimo de 68 000 contos.

Neste fàcilmente se notam, na parte das despesas, oscilações desencontradas em certos anos, o que não pode ser sintoma de regularidade nas aplicações.

Os próprios saldos dados pela diferença entre as receitas e as despesas acabam por apresentar alterações sensíveis, passando de uma posição negativa de 3727 contos para uma posição positiva de 27 536 contos.

As receitas e despesas extraordinárias nos últimos anos constam do quadro seguinte:

(Em milhares de escudos)

(ver tabela na imagem)

Receitas extraordinárias Em 1954 o total das receitas extraordinárias teve a seguinte proveniência:

Contos

Imposto de sobrevalorizações ...... 3 500

Despesas extraordinárias As despesas extraordinárias elevaram-se apenas a 1659 contos durante o ano económico, assim divididas: Plano de Fomento:

Terras, aldeamentos e assistência pecuária ...... 7

Como se nota, ficou o saldo de 27 536 contos das receitas extraordinárias sobre idênticas despesas, das quais, no exercício de 1954, provieram de empréstimos 12 000 contos.

As contas não acusam claramente a origem das receitas extraordinárias. Convém dar todos os anos uma nota sintética da origem destas receitas e do seu emprego.

Saldos de exercícios findos

Contos

Pelo sistema da contabilização do saldo não é fácil apurar o seu emprego. Apenas se poderá informar que se gastaram em:

Inscrições nos orçamentos de receitas dos anos económicos .......... 100 161

Contrapartida de preditos abertos nos exercícios ...... 43 283

152 127

Logo, o saldo disponível em 31 de Março de 1955 - fim do amo económico - é de 46293 contos.

A vantagem em saber em que se utilizaram os saldos dos exercícios findos é manifesta e é exposta com maior largueza na apreciação das contas de outras províncias.