volver centros como o de Benguela e utilizá-los como meio próprio de propaganda sanitária entre os indígenas.

O problema da saúde, tanto no que se refere a brancos como indígenas, é seguramente um dos mais importantes da província e serão precisas ainda maiores verbas para alargar a sua esfera de acção, gradualmente, a todos os recantos do território. A população civilizada necessita ainda de conceder melhor auxílio às autoridades sanitárias. As outras verbas de maior relevo são a do Corpo de Polícia de Segurança Pública, a de estatística geral e a das missões católicas. Não há nenhum reparo a fazer-lhes, a não ser no sentido de serem reforçadas quando as condições o permitam.

Os serviços de estatística necessitam de ser modernizados e é mister adquirir o equipamento indispensável à rápida publicação dos elementos estatísticos recolhidos e compilados. A própria aceleração do desenvolvimento económico e social da província exige melhorias no apetrechamento do seu serviço de estatística.

Quanto às missões católicas portuguesas, são conhecidas as suas actividades e a influência moral exercida na província. Elas têm já em funcionamento escolas elementares com projecção na vida económica, e talvez pudessem exercer ainda maior actividade no sector agrícola.

Serviços de Fazenda Eleva-se a 41 194 contos o custo dos serviços de Fazenda, ainda mal instalados. Espera-se que em breve possam ser transferidos alguns deles para edifícios maus apropriados em Luanda.

A maior parte da verba refere-se a pessoal, como era de esperar. Incluem-se nela, além do juízo das execuções fiscais em Luanda, as Repartições de Fazenda de Cabinda, de Gacongo (Lândana), Bembe, Cazengo (Vila Salazar), Ambriz, Zombo (Maquela), Ambaca (Camabatela), Ambrizete, Cambambe (Dondo), Ma-Lanje, Saurimo (Vila Henrique Carvalho), Huambo (Nova Lisboa), Lobito, Amboim (Gabela), Caala (Vila Robert Williams), Ganda (Yila Maria no Machado), Novo Redondo, Porto Amboim, Bailundo (Yila Teixeira da Silva), Libolo (Calulo), Seles, Bié (Silva Porto), Gamacupa (Yila General Machado), ïíoxico (Vila Luso), Andulo, Chinguor, Dilolo (Vila Teixeira de .Sousa), Lubango (Sá da Bandeira), Moçâmedes, Baixo Cunene (Yila ÍPereira de Eça), Gaconda, Chibia e Porto Alexandre.

Também se incluem as direcções de Fazenda provinciais, agora distritais. O custo total de todas estas dependências foi de 19 544 contos - um pouco menos de metade do total.

Os almoxarifados importaram em 2392 contos e os serviços aduaneiros em 14 681 contos.

O saldo utilizou-se na Guarda Fiscal e no suplemento de vencimentos. O quadro seguinte sumaria a despesa desta direcção de serviços:

(Ver Quadro na Imagem). Nos serviços de justiça há a considerar a Relação de Luanda, a Procuradoria da República e Arquivo Geral, as comarcas e julgados, o depósito penal e a colónia penal agrícola para indígenas.

Publica-se a seguir a despesa de cada um destes serviços:

(Ver Quadro na Imagem).

Existem doze comarcas, a de Luanda com três varas. As outras são Gabinda, Congo, Cuanza, Malanje, Benguela, Lobito, Novo Redondo, Nova Lisboa, Bié, Huíla e Moçâmedes.

No depósito penal de Angola (Forte Roçadas) a instalação e funcionamento são as verbas de mais peso, respectivamente 246 e 597 contos. O capítulo 7.º do orçamento compreende os serviços de economia, as repartições centrais dos serviços de agricultura, veterinária e indústria animal, florestais, de geologia e minas, obras públicas, serviços autónomos (portos, caminhos de ferro e transportes, correios, telégrafos e telefones, luz e água de Luanda, vapor 2S de Maio), serviços geográficos e cadastrais e serviço geológico.

O total da despesa do capítulo é de 413 283 contos, mas 275 026 pertencem aos serviços autónomos. Assim a parte que compete aos restantes é apenas de 138 257 contos.

Vários serviços compreendidos nesta verba são também financiados por alguns recursos provenientes do Fundo de Fomento e outras origens ou ainda por força de certas receitas extraordinárias ou até através de organismos de coordenação económica.

Parece ser preciso remodelar completamente o sistema usado até agora, de modo a tornar mais claras as contas e a dotar os serviços com o essencial para melhor desempenho da s suas funções.

Podem sumariar-se as despesas do capítulo do modo que segue:

(Ver Quadro na Imagem).

Há três repartições centrais interligadas, com considerável repercussão no futuro da província. São a dos