A organização é, na verdade, ambiciosa. Contudo, os recursos ao seu dispor são os que constam do quadro acima publicado.

A província, segundo todas as informações, tem, na verdade, excelentes condições para a produção de carnes e produtos pecuários. Existe cerca de 1 000 000 de cabeças de gado nas mãos dos indígenas. Grande parte vive na zona pecuária do Sul.

Segundo opiniões autorizadas ao armentio indígena, mesmo nas condições precárias actuais, deveria produzir o mínimo de 125 000 reses anualmente». Como o número de reses transaccionadas anda à volta de 40 000, a riqueza pecuária é assim a uma riqueza fictícia por capitalização congelada praticada pelas populações nativas». De tudo deriva ser vulgar haver centenas de animais- constituídos por grande percentagem de bois velhos, «bois sobas», que não têm o mais pequeno interesse económico.

Este desaproveitamento das possibilidades pecuárias é, na verdade, confrangedor. É preciso tomar medidas urgentes no sentido de evitar os males que daí derivam.

O problema não é apenas o da distribuição de água nas zonas ainda com bons pastos. Parece poder afirmar-se que, se não for considerado simultaneamente o conjunto de outros problemas, como a educação do nativo, o estudo dos mercados, a melhoria dos transportes, a eliminação de animais daninhos prejudiciais à pecuária, a profilaxia das doenças e o melhoramento do gado, a questão da pecuária não representará o valor que lhe incumbe na vida social e económica da província, nem terá a projecção benéfica nos interesses nacionais - não só na produção de rendimentos que melhorem o nível de vida do indígena, como no abastecimento de carnes da metrópole e outros territórios da comunidade.

Serviços florestais A despesa dos serviços florestais elevou-se a 7451 contos em 1954.

A organização compreende, além da repartição central, as zonas florestais de Luanda, Nova Lisboa, Moçâmedes, Sá da Bandeira, Vila Luso e Lândana, com sede actualmente em Cabinda.

Pode decompor-se a despesa ordinária do seguinte modo: Contos

Arborização e conservação de povoamentos 2 852

Soma ....... 7451

Geologia e minas As verbas mais importantes destes serviços, além de pessoal, dizem respeito à carta geológica, a pesquisas de água e a estudos de geologia e de minas.

Todas elas são pequenas, e se não for acelerado o ritmo, sobretudo dos trabalhos no campo, a carta geológica atrasar-se-á consideràvelmente.

As despesas podem resumir-se assim:

contos

Estudos de geologia e minas .... 300 A despesa ordinária da Direcção dos Serviços de Obras Públicas arredondou-se em 1954 em 90 727 contos. Mas além desta importância foram pagos por força do Fundo de Fomento mais 49 587 contos, destinados ao estudo e construção de estradas e pontes e aquisição do equipamento necessário a estas obras.

Quando se tratar adiante do Fundo de Fomento examinar-se-á a sua contribuição para o progresso económico da província e nomeadamente paxá as obras executadas através da Direcção dos Serviços de Obras Públicas.

As despesas em 1954 podem discriminar-se como segue:

Contos

Construções e obras novas:

Obras hidráulicas ..... l 818

Conservação e aproveitamento:

Móveis 347

Reparação e construção de estradas de acesso ao Caminho de Ferro de Benguela ................ 2300

90 727

Como se mencionou acima, inscrevem-se nas despesas extraordinárias importâncias volumosas com destino a obras projectadas e executadas através da Direcção dos Serviços de Obras Públicas.

contas de 1954 as mais importantes são:

Contos

Para execução do plano de estradas . 100 000

Brigada de construção de casas do Estado 10 000

Padrões e monumentos ........ 700

Edifício para a Curadoria dos Negócios Indígenas (Léopoldville). ....3 000

Habitações para indígenas ....... 3 000

Como se nota, a intensificação de trabalhos, sobretudo em estradas e edifícios, é grande.

Estradas Angola sofre de uma ineficaz e imperfeita rede de estradas. É mal que vem de há muito, com graves prejuízos para a sua economia e desenvolvimento social.

Os problemas levantados pela falta de comunicações adequadas são dos mais sérios da província. A gravidade não vem de agora; tem fundas raízes na falsa ideia de que a picada de terra batida podia servir em tráfego que não era intenso.

Já a propósito da apreciação das contas da Junta Autónoma de Estradas do ano de 1953 se focou o problema das estradas na metrópole e os inconvenientes sérios, para os distritos longe do litoral, das insuficiências e atrasos do plano rodoviário. Se a questão tem actualidade na metrópole, de pequena superfície, comparada com Angola, se muitos dos atrasos de peque-