Serviços autónomos Incluídas em serviços de fomento estão as verbas globais do orçamento das despesas ordinárias dos serviços autónomos: Direcção dos Serviços dos Portos, Caminhos de Ferro e Transportes, a Direcção dos Serviços dos Correios, Telégrafos e Telefones, a luz e água de Luanda e, finalmente, o serviço do vapor 28 de Maio.

Os mais importantes são o primeiro e o segundo. Passar-se-á rápida revista ao seu funcionamento.

Portos, caminhos de ferro e transportes No capítulo e Consignações de receitas» inscrevem-se as receitas dos serviços autónomos.

No quadro seguinte incluem-se, em conjunto, as despesas:

(Ver Quadro na Imagem).

Como se nota, as receitas e despesas dos serviços autónomos mostram um desequilíbrio apreciável. O mais importante é o da Direcção dos Serviços dos Portos, Caminhos de Ferro e Transportes.

Nesta Direcção silo positivos os saldos dos portos de Luanda, Lobito e Moçâmedes e do Caminho de Ferro de Luanda e negativos os do Caminho de Ferro de Moçâmedes.

Entende-se aqui por saldo a diferença entre as receitas e as despesas, e não se entra em conta com despesas de amortização, juros de capitais investidos e outras.

Não estão à mão elementos sobre mais portos, que possivelmente serão negativos ou, pelo menos, se equilibrarão, dado que o tráfego da província se faz essencialmente pelos três portos indicados, e um pouco por Porto Amboim, que dá saída, através do Caminho de Ferro do Amboim, com garantia do Estado, aos produtos da rica zona do interior. As despesas, receitas e saldos dos três portos constam do quadro seguinte:

(Em contos)

(Ver Quadro na Imagem).

O movimento dos portos, principalmente dos de Luanda e Lobito, mostra o desenvolvimento da província.

A carga movimentada no porto de Luanda subiu de 1-35 600 t em 1946 para perto de 400 000 t em 195-3 (398 000 t) e em 1904 (393 800 t). A maior parte refere-se a importação (237 400 t). A exportação, que havia atingido 166 000 t em 1953, desceu para 99 000 t em 1954.

No caso do Lobito as cifras ainda são mais notáveis. As mercadorias manuseadas em 1946 -no fim da guerra - tiveram o peso de 440 000 t e passaram para 902 000 t em 1952, 837 000 t em 1953 e l 032 000 t em 1954. Coube, em 1954, à importação 222 0001 e 178 0001 à exportação.

Os minérios entram no conjunto com 351 000 t e produziram a receita, em 1954, de 4611 contos. O manuseamento de minérios no porto do Lobito tem aumentado constantemente: passou de 122 000 t em 1946 para 351 000 em 1954.

O porto do Lobito, como é sabido, serve em parte a rica região de Gatanga, no Gongo Belga.

Assim, as mercadorias em trânsito, via terrestre e via marítima, desempenham um papel importante no seu movimento. Por via terrestre o mais importante, além dos minérios, é o algodão em fibra, com 4362 t em 1934.

Por via marítima, em 1954, o carvão, o petróleo e seus derivados, os materiais de construção e a maquinaria vêm à cabeça, todos com mais de 20 0001 (desembarcaram-se 109 000 t de carvão).

Finalmente, no porto de Moçâmedes predomina a importação, com perto de 39 000 t em 1954, para uma exportação de pouco mais de 5000 t.

Caminhos de ferro Noa serviços autónomos inclui-se a exploração dos Caminhos de Ferro de Luanda e de Moçâmedes. Os de Benguela e do Amboim são explorados por empresas particulares.