O departamento marítimo, as capitanias, a farolagem e outros serviços relacionados dividem assim as suas despesas:

Contos

Departamento marítimo ........ 3 102

Rebocadores, dragas e batelões ..... 83 O significado deste capítulo orçamental é diferente do da metrópole. Nele se inclui uma variedade de verbas que, logicamente, teriam cabimento em outros capítulos.

Numa futura reforma orçamental que unifique a gerência com o ano económico como se recomenda em outro ponto deste relatório, haverá que reclassificar despesas, de modo a tornar mais claro o orçamento.

Os encargos gerais podem dividir-se do modo segue:

Diversos encargos na Metropole 6 596

Agência-Geral do ultramar 2 164

10 036

Depósito de tropas no Ultramar 212

Outros encargos na Metrópole 3 469

Subsidios e pensões 492

Subsidios a diversos estabelecimentos 3 059

Outros subsidios 2 836

Subsidios a serviços autónomos 7 560

Subsidios a organismos de coordenação económica

Fora da provincia 784

Ajudas de custo

Fora da provincia 511

2 302

Passagens dentro da provincia 4 932

Passagens de ou para o exterior

Por licença graciosa 5 448

Subsidios de viagem 195

Transporte de numerário 642

Casas económicas 2 000

Ajudas de custo 17 065

Passagens de estudantes para a Metrópole 608

Participações em receitas:

Fundos municipais 515

Instituto de Assistência a Indígenas 5 697

Adicional sobre taxa pessoal para os orçamentos

Subsidios de renda de casa 5 588

Complemento de vencimento e gratificações 1 081

Fundo de Garantia do Crédito do Fomento de Angola 1 000

Total 294 150

A composição dos encargos gerais O simples exame do quadro mostra logo que o capitulo de encargos gerais compreende as mais variadas despesas, de índole inteiramente diversa.

Algumas das mais importantes referem-se a pagamentos de pessoal, suplemento de vencimentos, abono de familia, subsidios de renda de casa, complemento de vencimentos e gratificações, ajudas de custo e passagens dentro e fora da provincia e ainda outras.

Julga-se que estas verbas se referem aos serviços de que se fez a analise nas páginas anteriores. Como ali se tiveram de considerar idênticas despesas de pessoal, faz-se a caução aqui de que essas despesas têm de ser acrescidas da quota-parte que lhes coube nas quantias incluidas nos encargos gerais.

Assim, quando se enuncia que determinado serviço custa x deve pressupor-se logo não ser a quantia indicada o total de custo, visto haver verbas que lhe dizem respeito em outros capítulos orçamentais.

Ora um dos objectivos da apreciação das contas na Assmebleia Nacional é exactamente o de determinar os custos dos serviços, de modo a poder aquilatar a sua eficiência através do trabalho realizado.

Na confusão financeira a que um lento trabalho de paciência, a partir de 1928, tentou pôr termo na metrópole havia coisa parecida: excessos e concentrações de verbas, embora pareça paradoxal a afirmação, e abundância de receitas consignadas.

O orçamento da metrópole está hoje considerávelmente aligeirado deste peso, que impedia a sua correcta leitura, embora não desaparecesse ainda a tendência para os costumes anteriores á reforma financeira.

É a propósito do parecer das contas, como aconteceu na metrópole nos últimos dezoito anos, orientar as contas do ultramar para melhor compreensão das verbas, e, com o tempo, determinar exactamente o correcto emprego das dotações e o custo de serviços e obras executadas. Para isso há urgência em reclassificar as despesas e inscrever, em cada serviço ou aplicação, as verbas que realmente lhe pertencem, tanto as de pessoal como as de material e a de encargos.

Dada a própria natureza da administração ultramarina e as emergências que se podem dar em vastos territórios, o Governo-Geral terá de ter á sua disposição verba suficiente para acudir a esta ou aquela contingência, embora diga respeito a despesa paga a este ou àquele serviço.

Mas a sua documentação clara poderá facilmente indicar o fim a que se destinou.

46.O exame das verbas inscritas nos encargos gerais falam por si, e não há necessidade de grandes explicações. Talvez convenha, porem, esclarecer algumas.

Em «Outros encargos na metrópole» inscreve-se a comparticipação de Angola no Palácio do Ultramar com