Não é possível dar esto ano uma resenha, ainda que sucinta, dos factores de natureza económica que influenciaram nos últimos dezasseis anos a vida da província de .Moçambique. Dos índices disponíveis resulta que a província progrediu bastante no período pós-guerra, sobretudo a partir de 1950. Deste ano até 1954 o comércio externo desenvolveu-se, e sem entrar agora na análise da sua estrutura, que seria de interesse para o estudo da produção interna, nota-se ter sido maior o aumento nas importações, que subiram de l 649 000 contos em 1950 para a 2 450 000 contos em 1954 um aumento da ordem dos 800 000 contos. As exportações, no mesmo período, vieram de l 064000 contos para 1581 000 contos, mais cerca de 517 000 contos.

A província pode e deve aumentar as suas exportações, não só pelo alargamento da actual gama de produtos, mas por melhores cuidados culturais. A produtividade desempenha hoje no ultramar um papel de primeira grandeza.

Estes pareceres têm insistido já há anos pelo desenvolvimento da cultura do tabaco. Alguns territórios moçambicanos são altamente dotados para culturas deste tipo, o exemplo da vizinha Rodésia, que em espaço de tempo relativamente curto aumentou consideravelmente esta produção, deve ser incentivo para Moçambique.

Não se vêem razões sérias que impeçam a metrópole de importar maiores quantidades de tabaco de Moçambique e de Angola e substituir grande parte das actuais remessas dos Estados Unidos. O problema precisa de ser resolvido com urgência. O próprio declínio dos saldos da balança de pagamentos o impõe. No quadro seguinte inscrevem-se as importações e exportações, em milhares de conto?:

Comércio externo

(ver tabela na imagem)

Na análise dos números há que ter em conta o valor da moeda e actualizá-los com o coeficiente respectivo. Talvez se possa dizer, com propriedade, que em termos reais a situação do deficit da balança de comércio se não agravou muito desde 1938, apesar de na aparência assim ter acontecido.

Nesta província, mais do que em outras as receitas dos serviços autónomos, portos e caminhos de ferro, em cambiais, sobretudo libras esterlinas, compensam os saldos negativos da balança de comércio e influem muito na balança de pagamentos. O estudo das capitações da importação e exportação tem interesse. Revela, no caso das importações, um aumento de quatro vezes as de 1938. Porém no caso das exportações a capitação sobe muito mais lentamente.

No quadro seguinte inserem-se a população e as capitações do comércio externo

(ver quadro na imegem)

Do quadro ressalta facilmente a necessidade de maior produtividade da população, de modo a assegurar maiores exportações.

Capitação das receitas e despesas ordinárias As receitas e despesas ordinárias serão estudadas adiante com certo pormenor. Convém desde já relacioná-las com o desenvolvimento demográfico, de modo a poder ser mais facilmente apreendido o significado.

No quadro seguinte dito-se as capitações, pura umas e outras, relativamente aos anos de 1938, 1950 e 1954:

(ver quadro na imagem)

Até 1950 o aumento na capitação da despesa foi idêntico ao da receita - subiu até mais rapidamente. Mas a partir do 1950 parece ter havido diminuição acentuada no incremento da capitação da despesa, comparada com a da receita. É bom relembrar que tanto as receitas como as despesas se não circunscrevem apenas às da província - aquelas que são inscritas nas contas da província. Há que considerar também as receitas e despesas dos orçamentos dos distritos, cobradas directamente ou recebidas através da Fazenda como percen-