A sua evolução relativamente a 1938 pode ler-se no quadro seguinte, em contos: Em Moçambique, como aliás nas outras províncias ultramarinas, pesa muito o capítulo relativo a encargos gerais, pelas razões já explicadas noutro lugar. Mas a influência dos serviços de fomento, tanto em Angola como em Moçambique, tem ainda maior peso pelo motivo de que nessa rubrica se contabilizam as despesas dos serviços autónomos. Assim em Moçambique, e em 1954, correspondem a serviços de fomento 52 por cento do total da despesa da província.

Para efeitos de maior clareza no estudo das contas, calcularam-se as percentagens de cada um dos capítulos orçamentais no total, para certo número de anos. Notar-se-á deste modo a evolução dos serviços de fomento, que de 18 por cento em 1938 passou para 52 por cento em 1954.

As despesas tendem naturalmente a aumentar. Com o desenvolvimento material da província, traduzido em melhorias indispensáveis nas comunicações, nos portos e em muitos outros sectores da sua actividade, incumbe um papel de primeira grandeza aos organismos que hoje se agrupam sob a designação de serviços de fomento.

Há-de ser necessário, com o tempo, efectivar uma reorganização adequada, no sentido de dar maior eficiência aos instrumentos de progresso material da província.

Quanto aos outros capítulos, ver-se-á adiante a importância cada vez maior dos encargos gerais, que ultrapassaram em 1954 o mais importante capítulo de despesas de 1938, que era o de administração geral e fiscalização.

No quadro seguinte exprimem-se as diversas percentagens: As despesas ordinárias em 1954 subiram a 1 789 274 contos, menos 82 923 do que as orçamentadas e mais cerca de 83 000 do que no ano anterior.

O problema das despesas em Moçambique, como aliás noutras províncias ultramarinas e até na metrópole, precisa de ser visto à luz da utilidade das verbas.

Em países novos os problemas da produção têm ainda maior importância do que nas velhas nações europeias, porque o próprio desenvolvimento social e a importância política lhes estão directamente ligados.

Assim, os instrumentos de fomento destinados u intensificar a produção necessitam de ser convenientemente dotados, de modo a poderem obter-se resultados do esforço dos quadros de pessoal. Por outro lado, a insuficiência de receitas em muitos rasos torna difícil a conversão de verbas.

Um justo equilíbrio, difícil as vezes de alcançar, é, contudo, uma necessidade fundamental.

Traduzidas em mímeros absolutos, as despesas ordinárias du província de Moçambique foram as seguintes, em contos: